Home / Acontece / Textos e Reflexões

O plano de Deus para a Ressurreição

E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes. Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram. Mateus 26:51-56;

 

Introdução

Para chegar à ressurreição houve um processo. Para suportar o processo era necessária a confiança de que o Plano de Deus era perfeito. Deus tem um Plano estabelecido que está muito acima da nossa compreensão;

Esse plano, por vezes, perpassa por sofrimento;

Cristo, como exemplo maior, passou por todos os tipos de sofrimento para cumprir o propósito de Deus:

1)     Prisão injusta;

2)     Julgamento religioso de Anás e Caifás;

3)     Negação de Pedro;

4)     Condenação no Sinédrio (tribunal religioso);

5)     Suicídio de Judas;

6)     Julgamento civil: Pilatos;

7)     Julgamento de Herodes (da Galileia);

8)     Escárnio e açoites no palácio de Pilatos;

9)     Caminhada até o Gólgota;

10)                       Crucificação;

Veja o que Isaías fala sobre aquilo uma característica do Plano de Deus:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:8,9;

Dentro da ótica humana, estava tudo indo de mal a pior na trajetória terrena do ministério de Cristo, porém, aos olhos de Deus, tudo estava sendo conduzido conforme Seu Plano salvífico;

1) Cristo tinha essa compreensão

 

a)    Ao invés dos oficiais do sinédrio perseguirem e prenderem a Jesus, foi Jesus quem se apresentou e se entregou: Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e disse-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles. João 18:4,5;

 

b)    Jesus não revogou o poder de Pilatos: Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem. João 19:10,11;

 

c)      Cumpriu as Escrituras. Em João 19, a submissão de Cristo às Escrituras aparece 4 vezes: Repartiram as suas vestes (v.24); Deram-lhe vinagre (v.28); Nenhum de seus ossos foi quebrado (v.36); Viram aquele que Lhe transpassaram (v.37);

2) Deleitar-se no Plano de Deus

 

A ideia de deleitar-se e de experimentar contentamento e satisfação naquilo que Deus está realizando.

Procurar uma compreensão de que os Planos de Deus são muito elevados para nossos pensamentos, pode nos ajudar a andar no caminho do Senhor, sabendo que o Plano dEle é muito melhor do que poderíamos nós mesmos traçar:

1)     Cristo é a nossa salvação;

2)     Ele tem um propósito individual para cada um de nós;

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.
Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.
Salmos 37:23,24;

Aplicações práticas

 

Situações complicadas estavam acontecendo para contribuir ao cumprimento de plano muito elevado! Cristo ensinou os seus discípulos três lições:

1)      Não resistiu ou reagiu com violência: E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Mateus 26:51,52;

 

2)      Não interviu com os seus recursos para se livrar daquela situação: Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Mateus 26:53,54;

 

3)      Demonstrou sua inocência com um único argumento, sobressaltando o cumprimento da Escritura: Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes. Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram. Mateus 26:55,56;

 

Oração de agradecimento

Se tem algo que podemos fazer nesta Páscoa é orar agradecendo e pedindo à Deus que nos ajude a viver no centro da Sua vontade e cumprir Seus Planos em nossa vida.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.