Home / Acontece / Textos e Reflexões

Doxologia (Hino de Adoração)

Textos

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:33-36 (RAC)

Acaso o povo de Deus tropeçou e caiu sem possibilidade de se levantar? Claro que não! Foram desobedientes e, por isso, Deus tornou a salvação acessível aos gentios, para que seu próprio povo sentisse ciúme. Se os gentios foram enriquecidos porque os israelitas fracassaram ao rejeitar a salvação que Deus lhes oferece, imaginem como será maior a bênção para o mundo quando Israel for plenamente restaurado! Romanos 11:11,12 (Nova Versão Transformadora)

Introdução

Romanos 11:33-36 é uma adoração conclusiva, depois de o apóstolo Paulo contemplar a questão de Israel em relação ao plano salvífico mundial, demonstrando como Deus usou a rejeição e a restauração, de seu povo escolhido, para expandir a salvação às nações de toda a Terra; O desdobramento deste desígnio divino, completou a plenitude dos gentios e de Israel;

O foco da adoração não se refere ao conselho secreto não revelado, e sim ao que Deus relevou a respeito da insondável profundeza do Plano de Salvação. O que parecia ser a queda da salvação, pura e simples de um povo, Deus usou como expansão de um Plano maior de salvação a todos os povos.

A incompreensibilidade dos planos divinos é justamente sobre a providência e determinação de Deus em usar de acontecimentos visando concluir seus planos designados.

Vejamos então, CINCO pontos sobre a DOXOLOGIA da carta de Romanos:

1.  Conhecimento e Sabedoria de Deus

Como são grandes as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! É impossível entendermos suas decisões e seus caminhos! Romanos 11:33.

A primeira coisa que podemos considerar no texto é que:

a)     O conhecimento é todo entendimento e cognição de Deus;

b)     A Sabedoria está no arranjo e adaptação de todas as coisas para cumprimento de seus santos propósitos;

Na história de Jó, nós vemos o quanto Deus se revelou para ele em seu conhecimento e o quanto Deus se utilizou, em toda a tentação do diabo, como método para abençoar ainda mais a vida de Jó.

No livro de Jeremias, vemos o quanto os conhecimento e sabedoria de Deus estão elevados acima de qualquer criatura, e estão voltados para abençoar o seu povo:

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei. Jeremias 29:11-14;

2.  Justos juízos de Deus

Quão insondáveis são os seus juízos. Romanos 11:33;

Aqui, Paulo fala de atos judiciais divinos. Deus é soberano para entregar aqueles que escolheram serem duros de coração à uma dureza ainda maior, que lhes atrairá juízo divino.

Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Romanos 9:17,18;

Deus vendo que o sucessor de Faraó era duro de coração, o exaltou no Egito para mostrar a ele e toda a sua nação o seu poderio;

3.  Multiforme operação de Deus

Quão inescrutáveis os seus caminhos! Romanos 11:33;

Os caminhos de Deus referem-se às diversificadas providências pelas quais Sua Vontade diretiva é executada;

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28;

Não existe porta fechada para Deus, não existe caminho intransponível para Deus, não existe apenas um jeito de fazer as coisas para Deus. Aquilo que parece o fim de um servo de Deus, é ponte para sua exaltação e bênção.

4.  Autossuficiência de Deus

Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Romanos 11:34;

Não existe outra fonte externa que Deus precise consultar, como uma biblioteca. Tudo vem da mente dEle mesmo, sem depender de qualquer outra criatura para receber conselhos ou traçar planos.

5.  Independência de Deus

Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Romanos 11:35;

Deus não é devedor de ninguém. Seu favor, jamais consiste de compensação. O mérito não impõe obrigação à sua misericórdia.

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:6;

Aplicações práticas

1)      O plano de Deus está em andamento: Posso viver a história dentro dele ou à parte dele, mas, o fato é que eu estou vivendo a história. A conclusão desta história vai terminar aonde vou passar a minha eternidade: se é com Deus ou sem Ele; Isso é justiça de Deus! Nós não colocamos um estranho dentro da nossa casa, nós colocamos filhos, por nossa livre escolha, e, da mesma maneira, Deus não faz o mesmo;

2)      Tudo tem significado: A relação entre as coisas existe somente em razão dos propósitos que Deus aplica em nosso viver com Ele. Nós não nascemos numa família por engano, moramos num lugar por engano, estudamos uma determinada área do saber por acaso etc. Tudo faz sentido do ponto de vista do conhecimento e sabedoria de Deus;

3)      Disposição é uma qualidade da vida cristã: Romanos 11:36: Disposição de entrega (Porque dele): tudo passa a ser dEle, então, não tem problema entregar (Abraão e Isaque, Ana e Samuel); Disposição de reconhecimento (por ele): reconhecimento que tudo o que temos ou fazemos é por Ele; Daniel declarou ao rei que seu dom era de Deus; Disposição de consagração (e para ele, são todas as coisas): Tudo passa a ser para Ele, os bens temporais, os filhos, os saberes etc. Ester, quando chegou ao trono de rainha, usou desta posição para fins divinos;

Oração e Louvor

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.