Home / Acontece / Textos e Reflexões

2023: Ano da Decisão

Deuteronômio 29:1-15

Introdução

Passaram-se quarenta anos e Deus faz lembrar as maravilhas que Ele realizou na história de seu povo:

1)      Maravilhas realizadas no Egito e na saída do povo;

2)      A conservação dos objetos: vestes e sapatos;

3)      A manutenção de um alimento que não foi produzido por mãos humanas;

4)      As batalhas vencidas contra povos que saíram ao seu encontro.

Aquele povo que inicialmente saiu do Egito não é o mesmo que agora vai entrar na Terra Prometida, pois exceto Josué e Calebe, todos morreram no deserto por persistir em rebelar-se contra Deus. Por isso, agora, no capítulo 29 de Deuteronômio, Deus faz uma nova aliança com os descendentes que efetivamente vão entrar na Terra Prometida;

A Promessa de Deus é CONDICIONAL

Porém, agora, antes de começar a cumprir Suas Promessas, Deus requer que os israelitas se comprometam a observar as suas leis: Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes. Deuteronômio 29:9.

As promessas deste novo concerto envolvem:

1)      Receber a terra de Canaã como possessão;

2)      Ser adotado como povo de Deus;

3)      Trazer ao mundo o Salvador;

É questão de ESCOLHA

A grande maioria das promessas de Deus está condicionada (com a palavra “se”) ao compromisso e obediência. Isso exige uma decisão, pois, Deus não impõe a ninguém que lhe obedeça.

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência: amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar. Deuteronômio 30:19,20.

O que envolve essa ESCOLHA?

a)       amando ao Senhor teu Deus: amando a Deus e, por consequência, amando as coisas que Deus ama; 

b)      dando ouvido à sua voz: procurando saber o que Deus quer falar, e uma vez ouvido, obedecer ao que Deus disse; Exemplo: parábola dos dois filhos; 

c)       achegando-te a Deus: por meio da vivência com o seu povo, e das disciplinas espirituais que envolvem essa convivência (culto público, adoração, comunhão, obediência etc.);

Quais promessas esse povo herdaria?

a)      ...pois Ele é a tua vida: a vida com Deus não é sobrevivência, é vida abundante. É experimentar coisas maravilhosas, experiências gratificantes, e aprendizado e amadurecimento, é viver milagres, ter testemunhos e herdar a vida eterna; 

b)      ...e o prolongamento dos teus dias: Uma pessoa obediente também recebe de Deus prolongamento de seus dias, ou seja, essa pessoa não vive só uma vida abençoada como também vive uma vida longa! 

c)      ...para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais: outra promessa maravilhosa é também de permanecer naquilo que Deus entregou, não é só entrar na terra prometida, é também ficar nela, é constância de entrar e viver naquilo que Deus deu;

Aplicações práticas

1)      Honre a Deus com sua parte naquilo que você se comprometeu a fazer na sua vida com Ele: 

Salomão construiu o templo e não foi Deus quem pediu, mas, aceitou; Em 2 Crônicas, na consagração do Templo, Deus disse que seus olhos e ouvidos estariam atentos à oração feita naquele lugar, para abençoar o Seu Povo. Quando em Ageu, o povo decide viver eu suas casas estucadas, deixando a Casa de Deus deserta, o profeta Ageu traz uma mensagem de exortação ao povo: 

Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Ageu 1:4-6; 

Não é que eles não recebem salário, é que o salário não rende tanto como poderia. Por quê? Porque deixam a Casa de Deus deserta. Deus pediu a Casa? Não, mas aceitou a decisão de fazê-la, agora pois espera que o povo honre com a sua decisão; 

Outro exemplo é a vida dos Recabitas, que não tomavam vinho. Não foi Deus quem orientou eles, mas foi decisão deles, e Deus aceitou: Os recabitas foram elogiados por sua firmeza de caráter e propósito em permanecer naquilo que eles decidiram ser; 

2)      Tenha a Deus como seu Tesouro

Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata acumulada. Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus. Orarás a ele, e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos. Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde. E livrará até ao que não é inocente; porque será libertado pela pureza de tuas mãos. Jó 22:25-30

Ter Deus como tesouro faz alguém se deleitar nEle. Essa pessoa paga os seus votos, ou seja, cumpre com seus compromissos diante do Senhor, e quando ela determina algum negócio e é firme nisto, a luz brilha no caminho dela, ela é exaltada por Deus e não só ela, mas, os que estão à sua volta, por causa dela;

Oração

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.