O desafio de servir

Texto: Gênesis 24:15-21

Citar a oração da minha mãe: Me ajude a servir melhor! Essa frase me chamou a atenção, porque observando a minha realidade e a realidade de muitos irmãos, não tenho outro desejo, senão, servir a Deus melhor!

Em Ageu, nós vamos ver a preocupação em que Deus observa a realidade do povo e a realidade da sua casa, Ele os confronta dizendo: É por acaso tempo, de vocês estarem em suas casas estucadas/luxuosa, deixando minha casa em ruínas? (Ag 1.4)

A observação de Deus ao povo era essa: vocês plantam muito e colhem pouco, ou seja, o que vocês conquistam é consumido com a mesma proporção e tudo isso, porque vocês abandonaram minha casa.

E pensando nisso, quero convidar a igreja a embarcar comigo nessa meta, para o ano de 2023: Servir melhor no próximo ano. E para nos ajudar nessa meta, quero observar a vida de Rebeca, juntamente com a igreja e extrair lições para o nosso servir a Deus melhor.

Cinco metas para 2023:

Ir a fonte buscar água, tarefa contínua. V.13 O servo de Abraão estava junto a fonte porque sabia que ali estariam as jovens e que dentre eles, encontraria uma mulher para Isaque. Primeira meta: Estar na fonte sempre que for o dia de buscar água... a fonte aqui representa para nós o culto – o meu compromisso primário será o culto; não desisto de estar no culto; vou me esforçar para não perder;

Descer a fonte e encher o cântaro – Não era uma tarefa fácil; era um trabalho cansativo; pensam no desgaste, o peso que era carregar aquele cântaro. V16. Segunda meta: Estando na fonte, vou descer ao profundo nível e sair de lá com cântaro cheio. Não dá mais para conceber a ideia de vir ao culto e voltar vazio; vir a fonte e sair dela do mesmo jeito ou pior; vir ao culto precisa ser um momento de celebração de um transbordar do Espírito... vir ao culto e sair dele cheio.

Estar pronto para atender a necessidade do outro – da igreja. Quando o servo de Abraão pede água, ela prontamente lhe dá água. V18. Ela poderia dizer, vai buscar, eu tirei, é cansativo, mas não, ela estava cheia e pronta para oferecer ao outro aquilo que precisava. Terceira meta: Estar pronto para fazer o que precisa ser feito – Vamos deixar de lado as preferencias; o hoje não dá, não estou preparado, esteja pronto para fazer o que for necessário.

Rebeca tinha um espírito voluntário e excelente – ela fez mais do que lhe foi pedido. O servo pediu água para ele, mas ela foi além, deu ao homem e ainda foi buscar água para os camelos. (um camelo sedento pode beber 130 litros de água. Google). Se observarmos o texto diz que ele deu de beber a todos. Quarta meta: Ir além do que me é esperado. Surpreenda as pessoas com o seu serviço e com sua disposição em fazer mais.

Estar disposto a ir – Quando chamam Rebeca e perguntam: você está disposta a ir com eles, ela respondeu de bate pronto - sim estou! Disposição aqui trata-se de um estado de espírito – estou animada, entusiasmada. Quinta meta: Manter-se animada e entusiasmada no serviço. Não desistir no primeiro obstáculo; não desanimar apesar de tudo, Coisa linda é um crente animado, que não perde o entusiasmo!

Conclusão

Servir é um desafio, mas servir a Deus é recompensador! Rebeca em seu serviço era observada, e pela excelência do seu serviço prestado, teve um pagamento e foi por isso, foi abençoada porque tinha características desejada para ser esposa de Isaque.

Rebeca foi a resposta de Deus para Abraão, para o servo de Abraão e para Isaque, foi o consolo de Deus, porque Isaque vivia o luto pela morte de sua mãe v.67.

Que nossa meta e oração, para o próximo ano seja essa: Servir a Deus melhor! Peça para o Senhor te fazer prosperar no reino, tanto quanto Ele tem te abençoado em sua vida particular. Que o Senhor se agrade do seu serviço!!!

Louvor: Trabalhai e orai...

ABIGAIL ARAUJO DA SILVA DAVILA