Home / Acontece / Textos e Reflexões

Parábola da figueira estéril

 

TEXTO: E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. Lucas 13:1-9;

Introdução

Essa parábola começa a ser contada por Jesus por motivação ao que acontece antes, quando alguns vieram lhe falar sobre os galileus que morreram subitamente, tanto por mãos de Pilatos quanto pela queda da Torre de Siloé; Evidentemente, esses alguns pensam ser merecedores de um favor especial, por estarem vivos e não terem sofrido de uma morte terrivelmente rápida como as daqueles pecadores galileus;

É neste contexto que ocorre esta parábola. O contexto do orgulho e da falta de arrependimento daqueles que lhe falavam; Por isso, Jesus contou esta parábola.

A figura da figueira

Embora Israel de todos os tempos seja comparado a uma videira (Isaías 5:1-7), vemos que Jesus fala de uma figueira plantada dentro da mesma área daquela videira. Jesus está querendo dizer que e a figueira simbolizava aquele grupo de pessoas, inseridas dentro do contexto maior que envolve a grande nação de Israel de todos os tempos (videira);

Por acharem-se melhor, por não terem morrido de forma trágica como aqueles galileus, Jesus os compara a uma figueira com propósito de rebaixar o orgulho desses ouvintes;

Essa figueira foi plantada, o que significa que era uma árvore desejada, com localização especial, para que pudesse dar fruto. O dono da vinha investiu dinheiro e tempo, esperando que desse fruto por três anos.

A figura dos três anos

O dono veio por três anos e não achou fruto, o que prova a sua esterilidade, por isso decidiu cortá-la, pois aquele solo era valioso demais para ser desperdiçado com uma figueira estéril, era melhor ceder lugar à outra árvore;

Já havia passado três anos do ministério de Jesus onde Ele havia dedicado com ensino, palavras e milagres para tornar aquelas pessoas numa figueira frutífera; Em outras Palavras, Deus veio buscar frutos em seu próprio povo e não encontrou; 

A figura do fruto

A figueira usufruía de lugar ao sol, luz, chuva e não produzia frutos; Deus espera frutos de nós, que são produzidos através dos cuidados de Cristo; Por isso, era inaceitável que aquela figueira continuasse sem dar frutos, porque quem está em Cristo dá muito fruto!

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5;

Aquele povo tinha interpretado aquele intervalo como evidência de que um julgamento não viria sobre eles!

Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal. Eclesiastes 8:11;

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 2 Pedro 3:9,10;

O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio. Provérbios 29:1;

O fruto é o arrependimento.

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Lucas 13:3;

Do que eles deveriam se arrepender? Deveria de arrepender do orgulho que tinham de se achar melhores do que os galileus que morreram tragicamente.

E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. Romanos 11:17-22;

Preciso perguntar pra Deus! Do quê eu preciso me arrepender? Assim, vou encontrar ajuda de Deus para deixar o que me impede de dar frutos!

Espera mais um ano!

O pedido de Jesus é pela figueira que ainda não deu fruto, pois Ele pretende adubá-la mais um pouco para que dê frutos; O pedido pulsa de emoção intensa!

E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. Lucas 13:8,9;

Jesus não pediu por tempo indefinido, mas por um ano! Se desse fruto, o dono da vinha certamente permitiria que ela permanecesse. Jesus é o intercessor que se importa com o homem e que governa junto com Deus! Ambos concordam em oferecer salvação ao pecador e também em condená-lo se ele finalmente não se arrepender de seus pecados.

Advertências à igreja

  1. Cuidado com orgulho! Aqueles que falavam a Jesus, citavam duas tragédias que subitamente atingiram os galileus, para alimentarem seu coração de que eram pessoas favorecidas por Deus por causa de suas qualidades pessoais, mas, na verdade aquilo era um orgulho que as impediam de achar graça e misericórdia diante de Deus;
  2.  Aquelas pessoas eram privilegiadas no sentido de estarem em contato direto com Jesus, no entanto não davam frutos! Há o perigo de ser um crente infrutífero! O fruto é o arrependimento genuíno, que gera mudança de caráter e atitudes em nossa vida! O fruto é visível, palpável, tem sabor, textura e é desejado pelo dono da vinha;
  3. O solo é muito valioso para ser desperdiçado com uma árvore que não dá fruto! Devemos ter em mente que estamos plantados numa localização planejada por Deus, como árvore escolhida e particular, para que o dono da vinha possa saborear o nosso fruto! Não queira só ter lugar ao sol, luz e água! Queira ser frutífero!
  4. Eu posso dar frutos pelos cuidados de Cristo comigo! O ministério de Cristo é frutífero, por isso, ao estar sendo cuidado por Ele, eu posso também ter a certeza de que darei frutos para o dono da vinha; Há um tempo em relação a isso e a coisa que nunca vamos conseguir recuperar nesta vida é o tempo que perdemos! Talvez seja sobre isso que devamos nos arrepender!

Oração de confissão e súplica!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.