Home / Acontece / Textos e Reflexões

Pessoas que Deus prospera

Texto: Neemias 2:1-16

Introdução

Havia se passado quase 70 anos que os judeus já estavam no cativeiro; Nabuconodosor já havia morrido, passado seu trono ao filho, ao neto (Belsazar). Com a decadência do Império da Babilônia, já fazia 20 anos que a Pérsia dominava o mundo conhecido;

  • Daniel e seus amigos ajudaram os judeus no tempo da Babilônia;
  • Ester, Neemias e Esdras ajudaram os judeus no tempo da Pérsia;
  • Deus sempre mantém seus servos em lugares estratégicos para ajudar seu povo;

Quando Neemias soube que a cidade estava assolada, resolveu orar e jejuar. Depois foi trabalhar, mesmo estando triste.

Naquele momento, Deus estava agindo.

Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor ; a tudo quanto quer o inclina. Provérbios 21:1;

  • O Rei notou (a tristeza de Neemias);
  • O Rei perguntou (o que estava acontecendo);
  • O Rei concedeu (o pedido de Neemias);

Quando Neemias chegou, encontrou a cidade assolada, como relataram para ele. Eu vejo como uma prova do amor de Deus, o Senhor permitir experimentar as duas situações e, por fim, restaurar seu povo, quando ele clama.

Neemias chegou com uma carta do Rei da Pérsia, que o tornava governador daquele território devastado. Antes de fazer qualquer coisa, ele vai compreender a situação:

  • Identificou oposição dos samaritanos;
  • Identificou pontos críticos da cidade, percorrendo o entorno;
  • Identificou os recursos que iria precisar;

Vemos como Deus abençoou e prosperou Neemias e observamos nele ATITUDES que Deus se agrada para prosperar alguém!

1.    Pessoas que Deus prospera sabem RENUNCIAR 

Como funcionário do alto escalão do governo da Pérsia, Neemias deveria usufruir de certos benefícios: estabilidade, boa remuneração, casa confortável, boas escolas, programas culturais, acesso diplomático a países do império etc. No entanto, ele solicita uma licença para ir até Jerusalém, porque ouviu notícias que seus patrícios estavam em grande ruína.

Quem em sã consciência deixaria todo esse estilo de vida para ir a uma cidade arruinada? A resposta é alguém que não tem mais prazer do que servir a Deus e àqueles que precisam. Alguém que vive em renúncia e encontra nos planos de Deus mais prazer do que no seu conforto; Pessoas assim prosperam em todo o trabalho de suas mãos.

Têm muitas pessoas que trocam um plano de Deus por coisas pequenas, como Esaú:

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. Hebreus 12:16,17;

  • Profano: porque desprezou as coisas sagradas como sua primogenitura;
  • Devasso: porque valorizou mais as necessidades fisiológicas do que a promessa de Deus;

Deus pode abençoar os servos dEle no meio das ruínas de uma cidade assolada, quando ele está lá tentando fazer parte da restauração; Exemplo: menina que deixou algumas atividades que tinha na igreja para cuidar da sua família e, não dando certo, decidiu voltar com toda sua força;

2.    Pessoas que Deus prospera TRABALHAM COM O QUE TEM 

Deus moveu o coração do Rei da Pérsia que deu a Neemias as madeiras para o muro, as portas e a sua casa, e também lhe deu cartas e enviou alguns homens no trajeto, mas, não deu tudo a Neemias;

  • Faltavam as pedras para o muro: E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado. Neemias 2:14; 
  • Faltavam as pessoas para a obra: E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma. Neemias 2:16;

As pedras que Neemias usou para a restauração do muro foram dos escombros que estavam espalhados pelos locais onde nem passagem tinha; As pessoas com quem Neemias contou foram aquelas que já estavam no local tentando fazer alguma melhoria;

Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Eclesiastes 11:4;

Deus não dá tudo de “mão-beijada”, os recursos estão disponíveis em certa medida para a gente começar algo e ir desenvolvendo ao longo do trajeto;

3.    Pessoas que Deus prospera SUPERAM A OPOSIÇÃO 

Quando Neemias chegou em Jerusalém, sem que ninguém o conhecesse, ele já arrumou inimigos, não por quem ele era, mas, pelos seus ideais; Aquelas pessoas poderiam jamais tê-lo como inimigo, se tão somente ele se alinhasse aos seus pensamentos, mas, como Neemias tinha ideais diferentes dos seus, ele conseguiu inimigos que sequer o conheciam;

Quero liberar uma palavra sobre a sua vida: Boa mão de Deus sobre mim. Neemias 2:8;

Ninguém resiste àqueles que Deus nomeou para cumprir um propósito! E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. Jeremias 1:19;

Não busque aprovação de todos, busque fazer a vontade de Deus!

Aplicação prática 

O propósito que Deus tem pra você é mais importante do que qualquer coisa nesta vida!

a)       Aprenda a perder para ganhar! E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros. Marcos 10:28-31;

b)      Aprenda a servir para glorificar a Deus! Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles; Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:42-45; 

Oração

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.