Home / Acontece / Textos e Reflexões

Tudo coopera para o nosso bem!

E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. Gênesis 28:11.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.

Introdução

A caminhada cristã, não uma caminhada muito fácil. Ela é marcada por adversidades, vitórias, desgaste e todo tipo de sentimentos, que por vezes, mexe com as experiencias da nossa fé;

Problemas sempre existiram e na vida do cristão parecem ser constantes;

Quem nunca, pensou em desistir, parar no meio do caminho, motivado por uma adversidade, por uma pedra, etc...;

Basta nós decidimos obedecer a palavra de Deus, que logo, se levantam as barreiras, as oposições, os empecilhos, etc...

Desenvolvimento

Jacó neste texto está enfrentando esse conflito. Ele recebe uma ordem de seu pai para ir a Padã-Arã, ele obedeceu e foi, e em um momento da caminha,chegou a noite, a bíblia vai dizer que o sol tinha se posto; (verdades espirituais); e naquele lugar, ele encontra uma pedra.

A pedra soa como dificuldade, empecilho, etc... Quem conhece a expressão pedra no caminho? Pedra no sapato? Mas a bíblia vai dizer que ele pega aquela pedra (que poderia ser uma dificuldade), faz um travesseiro, deita sobre (descansa) sobre aquela pedra, dormiu.

Pedra sempre será pedra – o que vai mudar o significado dela, e a maneira como iremos utilizá-la. Uma pedra pode ser usada para ferir, como para assento ou travesseiro... Tudo vai depender do que vamos fazer com ela.

E enquanto dormia, ele tem uma visão... e ao acordar, ele pega aquela pedra, e a chama de Betel “casa de Deus”. Lugar onde ele encontrou com Deus e sua vida foi mudada.

E aqui aprendemos uma lição importante para nossa vida: Toda e qualquer situação é usada por Deus para cumprir em nós o Seu propósito... Saiba que Deus usará as mais diversas situações, para nos transformar e nos fazer chegar o mais próximo Dele;

Estevão, foi apedrejado porque pregava a palavra de Deus, mas as pedra que Ele recebia, serviram para que ele pudesse ver a glória de Deus, viu os céus abertos e viu Jesus a direita do Pai, e no seu último momento, ele entregou o seu espírito a Deus(At. 7.55-57).

E o mais tremendo dessa história, é que Deus usou a perseguição que ele sofreu, para iniciar a grande obra missionária da igreja, e mesmo diante das ameaças, a igreja continua avançando, seguindo edificada para a glória de Deus;

Exemplo de Jó: Deus usa o sofrimento de Jó para se revelar a ele, e no sofrimento, Jó teve a oportunidade de conhecer quem é Deus;

A maior recompensa de Jó, não foi a restituição dos bens, da família, dos amigos, etc... mas sim a recompensa de ter conhecido Deus na dificuldade, ter experimentado o poder de Deus e principalmente, ter passado pelo deserto e sair dele restaurado em seu estado de graça;

E muitas outras histórias poderiam ser aqui utilizadas para relatar o propósito de Deus no sofrimento humano;

E todos esses homens e mulheres, tiveram as mesmas dificuldades que nós temos hoje. Todos eles, uns mais outro menos, mas todos tiveram que aprender a lidar com as suas limitações, tiveram dificuldades, impedimentos, passaram por noites escuras, tiveram medo, temeram os ventos noturnos, tiveram que lidar com o desânimo...

Mas tem uma coisa, todos estes, receberam a vitória porque mesmo diante da adversidade, permaneceram no combate; mantiveram-se lutando;

Conclusão

Precisamos buscar o equilíbrio na crise para permanecer em nossa caminhada rumo ao céu;

As oposições internas e externas, não poderá deter aquele que se coloca à disposição do Senhor;

Meus irmãos, não faltará da parte de Deus, a graça, a força, a provisão, a proteção necessária;

NEEMIAS 4.14 o inimigo estava tentando minar a visão dos irmãos, o povo estava esmorecendo, mas Neemias ao perceber a ação do inimigo, ele se levanta com força e estimula o povo dizendo: Não temas; lembre-se do Senhor; pelejem por vossas famílias;

Neemias estava trazendo a memória do povo, o projeto de Deus na restauração dos muros, fazendo o povo a retomar a promessa que Deus tinha feito ao seu povo...

Às vezes, precisamos trazer a nossa memória aquilo que nos dá a esperança; Era o mesmo que dizer: Oh, com Deus vamos até ao último momento, a última palavra vem de Deus... Avante, Avante, Avante....

Não use as circunstâncias adversas como motivações para não fazer a obra do Senhor, a última palavra ainda é de Deus, virá dias de sol, o inverno vai passar, vai chegar o tempo de cantar, Mas segue avante, não desista, siga confiante, Deus te dará vitória!

Tudo contribui o nosso bem! E tudo o que precisamos saber é que até nas dificuldades, Deus está me ensinando, e eu preciso buscar ser aprovado... Depois da batalha vencida, os soldados voltam para casa, rindo e contando das experiências que tiveram no campo.

Lembre-se toda luta hoje, será o nosso próximo testemunho!!!!!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.