Eu te darei os tesouros das escuridades
1 É isto que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, cuja mão direita ele fortalecerá. Diante dele, reis poderosos ficarão paralisados de medo; os portões de suas fortalezas se abrirão e nunca mais se fecharão. 2 Assim diz ele: "Irei à sua frente, Ciro, e tornarei planos os montes; quebrarei os portões de bronze e destruirei as trancas de ferro. 3 Eu lhe darei tesouros escondidos na escuridão, sim, riquezas secretas. Farei isso para que saiba que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que chama você pelo nome. 4 "Foi por causa de Jacó, meu servo, Israel, meu escolhido, que o chamei para realizar essa tarefa. Por isso o chamei pelo nome, quando você não me conhecia. 5 Eu sou o Senhor; não há outro Deus. Eu o preparei para a batalha, embora você não me conheça, 6 para que todo o mundo, de leste a oeste, saiba que não há outro Deus; eu sou o Senhor, e não há outro. Isaías 45:1-5.
Introdução
Estamos vendo muitas notícias a respeito das dificuldades econômicas no mundo e no Brasil, em especial.
Essas questões geram estado de atenção em nossos corações, o custo de vida aumentou muito de uns tempos para cá, então, a gente tá sentindo os efeitos na pele.
Comecei a orar pelo ano de 2025, pela minha vida, pela minha família, e dizendo ao Senhor que eu precisava reduzir na intensidade do meu trabalho, porém, justamente num momento de incertezas, onde comumente eu trabalharia mais.
Quando tomamos decisões difíceis, porém, pautadas por motivações corretas, precisamos confiar no Senhor que Ele será a nossa provisão e proteção. Minhas motivações eram para eu poder ter um pouco de descanso e de contemplação.
Eu disse a Deus que precisava reduzir, e tomei a decisão e, depois, ouvi o Senhor falar comigo assim: "Eu te darei os tesouros das escuridades".
Eu fui procurar esse texto na minha bíblia e achei ele no contexto de Ciro, governador da Pérsia, o império que tomou a Babilônia.
Qual o contexto da Palavra na vida de Ciro?
Ciro entrou pelas portas da cidade da Babilônia, porque o povo lhe abriu os portões. Ciro não gastou uma flecha, não perdeu um soldado, não teve despesas excedentes, não suou a camisa nesta peleja.
Depois de algum tempo, Ciro ficou sabendo que havia uma profecia a seu respeito, data de uns cem anos antes, pelo profeta Isaías. Ciro descobriu que quem estava por trás daquela assustadora vitória era o Deus do povo de Israel , que o havia escolhido para aquela tarefa.
Como se aplica a nós?
Nós não somos Ciro, não estamos invadindo a Babilônia. Então, eu disse ao Senhor, que eu não entendia bem do que tratava aquela palavra para a minha vida, e o Senhor me deu uma experiência singela, porém, muito efetiva.
Exemplo da roupa no varal.
A partir daí, eu voltei a ler o texto e entendi do que se tratava “O tesouro das escuridades”:
1) Não é ganhar uma vitória com o esforço demasiado do nosso braço, mas, alcançar bom desempenho com o que temos, por causa dos desígnios do Senhor;
2) É provar daquilo da benevolência de Deus e não do esforço próprio, embora, muitas vezes, precisamos e precisaremos nos esforçar para algumas conquistas;
3) Não está nas coisas, está na presença e propósito de Deus, é experimentar do favor do Senhor aonde formos, façamos o que fizermos, tenhamos o que tivermos;
o Davi derrotou o gigante Golias com uma pedra;
o Jacó cavou quatro poços no deserto e todos deram água;
o Moisés abriu o Mar Vermelho com uma vara;
As riquezas encobertas são
- Riquezas de origem imaterial (sabedoria, paz, confiança) e de origem material (provisão, recursos).
- Elas nos revelam que há movimentação no mundo invisível e ensina-nos a confiar naquilo que Deus traz ao nosso conhecimento, que ainda está no futuro.
- Direcionam para sermos abençoadores daqueles a quem Deus estabeleceu a sua aliança os maiores presentes de Deus envolvem pessoas além de nós mesmos.
- Glorificam a Deus, pois, esses tesouros revelados não têm glória em nossos próprios feitos e sim no nome do Senhor.
- Ministram confiança em nossos corações a respeito de Deus, pois, mesmo quando tudo parece oculto ou difícil, Deus está no controle e revelará Suas riquezas no tempo certo.