Home / Acontece / Textos e Reflexões

Servos silenciosos de Deus

E, ouvindo Ebede-Meleque, o etíope, um eunuco que então estava na casa do rei, que tinham posto a Jeremias na cisterna (estava, porém, o rei assentado à porta de Benjamim), Logo Ebede-Meleque saiu da casa do rei, e falou ao rei, dizendo: Ó rei, senhor meu, estes homens agiram mal em tudo quanto fizeram a Jeremias, o profeta, lançando-o na cisterna; de certo morrerá de fome no lugar onde se acha, pois não há mais pão na cidade. 10 Então deu ordem o rei a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Toma contigo daqui trinta homens, e tira a Jeremias, o profeta, da cisterna, antes que morra.11 E tomou Ebede-Meleque os homens consigo, e foi à casa do rei, por debaixo da tesouraria, e tomou dali uns trapos velhos e rotos, e roupas velhas, e desceu-os a Jeremias na cisterna por meio de cordas. 12 E disse Ebede-Meleque, o etíope, a Jeremias: Põe agora estes trapos velhos e rotos, já apodrecidos, nas axilas, calçando as cordas. E Jeremias assim o fez. 13 E puxaram a Jeremias com as cordas, e o alçaram da cisterna; e ficou Jeremias no átrio da guarda. Jeremias 38:7-13.

Introdução

O período que estamos vendo retrata uma tensão final Jerusalém, antes do cativeiro babilônico.

Zedequias era o terceiro filho de Josias. Ele foi constituído rei vassalo (submisso) por Nabucodonosor.

Os exércitos babilônicos sob o Rei Nabucodonosor estavam sitiando Jerusalém, e Nabucodonosor levara parte do tesouro do templo de Jerusalém e milhares para o exílio babilônico.

Nabucodonosor colocou Zedequias no trono em Jerusalém e o fez jurar submissão total em nome de Deus. Este juramento obrigava Zedequias a ser leal como rei vassalo.

Zedequias tinha 21 anos e governou por nove anos, fazendo o que era mal aos olhos do Senhor até que, por fim, quebrou o juramento e, contrário à palavra de Deus, dada por meio do profeta Jeremias, rebelou-se contra Nabucodonosor, o que o arruinou definitivamente.

Que era Ebede-Meleque?

Segundo a tradição etíope, Salomão gerou um filho com Rainha de Sabá, que nasceu na Etiópia. Mais tarde, ele visitou o rei Salomão, em Jerusalém, onde recebeu um rolo da Torá para ensinar o povo etíope sobre Deus e o judaísmo bíblico.

Até hoje, existem comunidades etíopes de descendentes do judaísmo.

Ebede-Meleque era um etíope, seu nome é uma expressão que significa “servo do rei”. Provavelmente era um servo do rei Nabucodonosor, designado para servir aos seus interesses no território dominado (ainda não destruído), de Jerusalém.

Ebede-Meleque é um personagem periféricos da Bíblia, pouco se fala a seu respeito, pouco sabemos da sua história, ele aparece apenas Jeremias 38 e 39.

O que ele tinha feito?

Esse homem estrangeiro era alguém que estava ali para receber ordens, no entanto, se mostrou alguém com propósito muito maior do que esse e, assim, se revelou um verdadeiro servo silencioso de Deus.

Enquanto os príncipes se levantaram contra Jeremias para o jogarem numa cisterna (lugar em que Jeremias certamente morreria), Ebede-Meleque toma uma atitude de coragem e vai ao rei interceder pelo profeta junto ao rei Zedequias.

O que lhe aconteceu?

Agora, Deus envia uma mensagem a Jeremias, destinada a Ebede-Meleque.

15 Ora, tinha vindo a Jeremias a palavra do Senhor, estando ele ainda encarcerado no átrio da guarda, dizendo: 16 Vai, e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu trarei as minhas palavras sobre esta cidade para mal e não para bem; e cumprir-se-ão diante de ti naquele dia. 17 A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o Senhor, e não serás entregue na mão dos homens, a quem temes. 18 Porque certamente te livrarei, e não cairás à espada; mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o Senhor. Jeremias 39:15-18.

Devido a maneira como ele protegeu a vida de Jeremias, agora, Deus protegeria a vida de Ebede-Meleque.

Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. Mateus 10:41.

Servos silenciosos, que executam a vontade de Deus


Deus coloca servos silenciosos, em determinados lugares, para cumprir os Seus propósitos mais elevados. Vejam os exemplos de pessoas com condutas semelhantes:

Parteiras do Egito

Êxodo 1:17-21

Não matou os bebês dos hebreus, homens, recém-nascidos, e Deus lhes estabeleceu casas

Sacerdote Finéias, neto de Arão

Números 25:9-13

Executou juízo contra pecadores rebeldes e validou sua posição sacerdotal

Rainha Ester

Ester 4 e 5

Arriscou-se ao entrar na presença do rei, e reestabeleceu a justiça aos judeus

Baruque

Jeremias 45

manteve-se firme no ministério de Jeremias, e recebeu livramento de Deus por onde fosse

Servos silenciosos e bem conhecidos por Deus

 

(1)  Deus conhece o nome e a origem dos seus servos silenciosos: 16 Vai, e fala a Ebede-Meleque, o etíope... Jeremias 39:16.

 

(2)  Deus revela as suas ações planejadas aos seus servos silenciosos: Eis que eu trarei as minhas palavras sobre esta cidade para mal e não para bem; e cumprir-se-ão diante de ti naquele dia. Jeremias 39:16.

 

(3)  Deus retribui com o bem, os seus servos silenciosos, conforme suas ações: 17 A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o Senhor, e não serás entregue na mão dos homens, a quem temes. 18 Porque certamente te livrarei, e não cairás à espada; mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o Senhor. Jeremias 39:17-18.

Considerações finais

Que sejamos como servos silenciosos, ministrando o bem aos seus servos, fazendo a vontade de Deus e abençoando as pessoas ao nosso redor. Assim, seremos igualmente visitados e abençoados pelo Senhor e todos saberão que Ele tem apreço por nossas vidas e nos ama.

Glória a Deus!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.