O zêlo de Finéias
Números 25
1 E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
2 Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
3 Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel.
4 Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.
5 Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor.
6 E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.
7 Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;
8 E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.
9 E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
10 Então o Senhor falou a Moisés, dizendo:
11 Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.
12 Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;
13 E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.
14 E o nome do israelita, que foi morto com a midianita, era Zimri, filho de Salu, príncipe da casa paterna dos simeonitas.
15 E o nome da mulher midianita morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do povo da casa paterna entre os midianitas.
16 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
17 Afligireis os midianitas e os ferireis,
18 Porque eles vos afligiram a vós com os seus enganos com que vos enganaram no caso de Peor, e no caso de Cosbi, filha do príncipe dos midianitas, irmã deles, que foi morta no dia da praga no caso de Peor.
Mensagem:
Para entender melhor essa história, é necessário voltar alguns capítulos para melhor compreender essa etapa.
Bem, o rei de Moabe Balaque, se assustou ao ver o quando o povo de Israel era numeroso e forte. O povo se acampou ao redor de Moabe, isso deixou os moradores de Moabe inseguros e com medo, pois sabiam que poderiam ser destruídos, caso não tomassem uma atitude para acabar com Israel.
O rei de Moabe então, envia mensageiros com presentes para chamar a Balaão, com o tiro se amaldiçoar o povo de Deus.
Mas Balaão, diz: é impossível porque não poderei amaldiçoar a quem Deus abençoou.
E Balaque insiste para que Balaão amaldicoasse a Israel, e ele diz: ainda que vc me desse ouro, prata, toda riqueza do palácio, não poderei fazer coisa grande ou pequena, que va além do que Deus determinou. Contra esse povo, não há encantamento, palavra de maldição, nada capaz de mudar o que Deus abençoou está abençoado e não dá pra mudar;
Mas, Balaão que se deixou levar pela ganância, vaidade... Orientou as mulheres moabitas a se prostituirem com homens israelitas, e a única forma de fazer Deus se irá contra Israel era levando eles a pecar contra o Senhor sendo infiel ao Seu Deus... (Números 31.16).
E daí entramos na história de Números 25.
Vejam que Israel estava em Sitim e se entregaram a imoralidade com as mulheres moabitas, e começaram a sacrificar aos seus deuses e assim se juntaram a adoração de Baal- Peor.
E a ira de Deus se acendeu contra Israel. E a ordem de Deus a Moisés é matem todos quem adoraram a Baal-Peor.
Um israelita entra na Tenda do Encontro (lugar de encontro com a palavra de Deus) com uma mulher midianita, e Fineias quando ouve isso, vai armado até a tenda e transpassa uma lança de modo que feriu e matou o homem e a mulher.
E ao fazer isso, a praga contra Israel cessou.
E Deus dá testemunho de Fineias a Moisés dizendo: a minha ira se desviou de Israel por vi que Fineias foi zeloso com o mesmo zelo e fez propiciação por Israel. (Removeu a ira de Deus e reconciliou os homens a Deus novamente).
E sobre o zelo de Fineias quero destacar algumas coisas : cuidado e dedicação intensos por alguma coisa ou por alguém.
1) Fineias não aceitou que outro costume adentrasse a tenda do encontro;
2) Se posicionou para exterminar o pecado que queria se instaurar entre os irmãos;
3) Acabou com o problema na raiz. A lança fincada, era a prova de que eu não aceito tal comportamento ou adoração que não seja ao Deus vivo.
Diante dessa palavra, a pergunta que ecoa: como estamos reagindo aos costumes que estão adentrando na igreja contemporânea? Estamos como o povo, sentados na porta da tenda, chorando, lamentando as perdas, e inerte ao pecado? Quem é Fineias dessa geração que tem zelo pela obra do Senhor?
Que está palavra movimente seu coração, sua alma para batalhar em prol da casa de Deus!