Exemplo de Jeorão
2 Crônicas 21
Jeorão foi o quinto rei de Judá. Ele era filho de Josafá e neto Asa. (Reis que foram bons e seguiram as orientações de Deus para conduzir o povo, fizeram o que era bom o por isso reino viveu um tempo de paz);
Após a Morte de Josafá, Jeorão passa a reinar, e quando se estabelece como rei, mesmo tendo o modelo de como ser, decidiu seguir por um caminho diferente dos seus antepassados, o que fez com que seu fim terminasse de forma trágica.
Jeorão, foi um rei cruel e perverso que cometeu diversos pecados contra Deus; matou seus irmãos - melhores do que ele- matou os líderes, fez o povo de Deus se prostituir e pecar contra o Senhor; Por causa do seu péssimo reinado, o destino de Judá foi mudado.
Um motivo aparente a esse fracasso do rei, se deu pela escolha de se casar com a filha de Acabe, um rei de Israel, que também cometeu todo tipo de pecado contra Deus e Jeorão ao invés de seguir pelas caminhos do pai, se deixou ser guiado pelo mau exemplo de Acabe.
Por causa disso, Deus usa o profeta para avisar que por conta daquele péssimo reinado, ele seria acometido por uma doença grave em seu intestino, e conforme essa palavra de Deus, Jeorão morreu em agonia, dores, ao ponto do seu intestino sair para fora.
Mas essa não é toda a tragédia, não obstante a tudo isso, o final dessa história é terrivelmente trágico: Morreu, não deixou saudade, ninguém chorou sua morte, não houve lamento; não sentiram sua falta; (Versões Bíblicas) - em resumo: não deveria ter existido.
Partindo dessa história, quero fazer algumas perguntas a igreja do Senhor:
Como é que estamos conduzindo nossas vidas, nossas histórias e mais do que isso, como é que queremos terminar nossa trajetória?
O espírito de Jeorão é atuante ainda nos dias de hoje. Pessoas que passam por vidas de outras e sua partida traz mais alívio do que saudade;
Tem exemplos do que ser, de como fazer, de como terminar, mas preferem seguir o caminho oposto a isso e sua partida não é celebrada, e nem seus feitos são dignos de serem lembrados.
Aqui deixo algumas recomendações a igreja, porque engana-se quem acha que não precisa da opinião de ninguém. Que faz o que dá na cabeça, que pode entrar e sair quando quiser e como quiser:
1) Marque a vida de alguém com sua presença, de tal modo, que sua ausência seja sentida; (sua presença não precisa ser vista, mas sua ausência precisa fazer falta).
2) O fim é melhor do que o começo (Ec. 7.8). Não adianta começar bem e terminar mal; Comece com toda garra, (já que veio, soma no time), mas não tire os olhos do final. Como vou terminar deve ser a nossa preocupação primária;
3) Todos partiremos um dia. Seja por deslocamento ou chamamento; mas quando esse dia chegar, faça da sua saída um momento de celebração e não de lamentação; Que sua partida traga saudade e não alívio;
4) Que passado seu período de estar em um lugar, você receba as honras devidas juntamente com aqueles que vieram antes de você e deixaram saudade. Que ao final da sua jornada você tenha uma partida tão honrosa quanto sua chegada. "Soldado que deserta seu posto, não é digno de honra";
5) E não queira que suas obras sejam lembradas se a sua partida faz o outro lamentar o dia que você chegou;
CONCLUSÃO
Somos povo de Deus. Somos parte de um corpo e nenhum membro é melhor do que o outro. Todos temos nossas funções e importância. Mas não se esqueçam que membros que não cumpre sua função, poderá ser substituído facilmente por uma prótese que exercerá a mesma função ou até melhor. (Exemplo: da criança que nasceu sem a fíbula. Osso da batata da perna. Ele tinha a perna, mas por não ter o osso, não conseguia andar. E por isso engatinhava. Recentemente fez uma cirurgia, arrancou aquele membro morto, colocou uma prótese e esses dias a mãe gravou seu filho correndo, e ela dizia: agora ninguém segura esse bebê).
Finalizo dizendo:
- O fim das coisas, são melhores do que o começo. Ec 7.8
- Tú porém, vai até o fim. Dn. 12.13
- Que ao final de sua jornada, 2 Tm.4.7 seja real na sua vida e na vida das pessoas que você marcou com sua presença. "Combati o bom combate, terminei a corrida e guardei a fé".
Deus vos abençoe!