Construa sua casa sobre a rocha
Lucas 6.46-49
46 E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
Ao encerrar o sermão da montanha, que aborda lições práticas para a vida do Cristão, lições essas que o farão se bem observadas, a entrar no céu.
Todo o capítulo está pautado nesse caráter de vida cristã prática.... Perdoar o que te faz mal, padecer injúrias, fome, dar a face, se glórias em não ter tudo que deseja, amar o inimigo e também não julgar o próximo...
E é nesse contexto que o Senhor para finalizar esse parâmetro Ele diz: não adianta me chamar de Senhor se não é capaz de obedecer as minhas palavras.
E Ele usa de comparação para dizer a quem ele compara a pessoa que ouve e pratica, da que não ouve e não pratica.
O homem que constrói a casa e firma o alicerce na rocha... E o homem que constrói uma casa sem alicerce e a firma na areia.
Eu quero aqui falar um pouco desses duas situações e deixar uma provocação onde estamos fixando o alicerce da nossa vida?
1) Precisamos decidir em que tipo de terreno queremos edificar nossa casa. Na areia - terreno maleável, não vai demandar esforço, o crescimento vai ser rápido e em pouco tempo sua casa será vista, porém, é uma casa, que ao passar pelas tempestades não vai aguentar e vai sofrer os impactos da destruição. Ou você escolhe o terreno rochoso, que demandará esforço, sacrifício, negar a si mesmo, não vai ser fácil, o processo será longo, vai ter que cavar fundo, mas ao passar pelas tempestades da vida, sua casa não sofrera um dano, pq você fixou o alicerce sobre uma rocha.
**Precisamos estar atentos aquilo que nasce e cresce de um dia pra outro. Pessoas que se unem em relacionamentos que não passou pelo processo do cavar buracos até achar a rocha para então colocar o alicerce... As vezes pensamos que igrejas, pessoas...nossa como cresceu e na verdade inchou... E basta vir o forte vento, que grande será a destruição.
Alicerce... Responsável por transmitir o peso da edificação ao solo. Ele sustenta a estrutura.
E a base invisível que sustenta o visível.
2) Prudente ou Insensato - prudente é a pessoa que observa, planeja antes, calcula os riscos e não se deixa influenciar pelos ventos favoráveis, ela pensa na possibilidade de "e se", se prepara. Muitas tragédias teriam sido evitadas se as pessoas fizessem essa pergunta: e se? Porque quando eu paro e penso sobre isso, aí então consigo ter uma visão ampla do todo.
Insensato - age contrário a lógica e instruções bíblicas. Vejam que na parábola o homem começou a construir sem alicerce. Tragédia já estava declarada, mas por ser insensato fez mesmo assim; pessoas que vivem como se não houvesse amanhã. Vive o hoje, planeja a partir do hoje.... E a grande questão: como você está conduzindo sua construção? Está agindo como prudente ou como louco?
Crescer em Deus dói, mas em Cristo há redenção.
Estamos chocados com tantos acontecimentos envolvendo homens e mulheres de Deus, que conquistaram posições eclesiásticas, midiáticas... E estão escandalizando e escarnecendo a palavra de Deus. Vivendo como se o Aí de Deus não existisse, a minha advertência para a igreja hoje, cuidado amados irmãos, de Deus ninguém zomba, o Aí de Deus ainda é uma realidade, e todos prestaremos contas a Deus de nossas obras;
Edifique sua casa na rocha, essa rocha é Cristo. O Salmista diz: O Senhor é a minha rocha em quem me refugio. (Sl.18)
Que o Senhor nos dê a graça de ter casas com alicerces firmado na rocha!!