Home / Acontece / Textos e Reflexões

Dia 06 – ORGULHO _VERSUS_ FÉ NA GRAÇA FUTURA

Ana Adelaide Vital

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.”_
[Romanos 11.36]*

Muitas vezes nem percebemos o orgulho em nós. Cremos que somos humildes, pois já reconhecemos que Cristo é o Senhor. Porém, lá dentro de nós, nos exaltamos por algo que pensamos saber mais ou fazer melhor que as outras pessoas.
O orgulho é uma satisfação firmada no “eu” e em tudo que o pertence. Mas, talvez venhamos a pensar: “Que mal há em ter satisfação nas suas coisas?” Satisfação significa estar “satisfeito”, ser suficiente. Se você se auto realiza, ou se considera suficiente para sua própria felicidade, algo está errado!
Como pode estar plenamente satisfeito consigo mesmo alguém que é pecador? Se a Palavra diz que o pecado nos afasta de Deus e que somente Ele, através do sacrifício de Cristo, pode tirar nosso pecado, como podemos ficar satisfeitos sem a ação de Deus em nossas vidas?
Logo, o orgulho afasta o homem de Deus. E, quanto mais o orgulho toma espaço, mais a humildade diminui.
Só quem tem humildade reconhece que não é suficiente; precisa de Deus não somente para ser salvo, mas também para tudo em sua vida. Afinal, de tudo que um homem poderia se orgulhar, nada seria possível sem a graça de Deus.
Como o homem teria força se o Senhor não lhe desse saúde? Como desenvolveria seu conhecimento se não tivesse a liberdade? Como teria riqueza, se lhe sobreviesse a morte? Tudo que temos de bom vem de Deus: “Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas” (Romanos 11.36).
A nós, portanto, convém a humildade e a gratidão, lembrando que ser cristão é seguir aquele que, mesmo sendo Deus, se humilhou na forma de servo. Pensando deste modo poderemos ser ainda mais satisfeitos – não em nós mesmos, mas em Deus!

ORAÇÃO
Senhor, obrigado(a) porque suas misericórdias se renovam todos os dias e sempre nos dás uma nova chance. Agradeço porque me sustentas com tudo o que eu preciso, até mesmo com aquilo que não sei que preciso. Peço perdão pelas vezes em que dei lugar ao orgulho em minha vida, afastando meu pensamento de ti e do teu louvor.
Peço que me ajude a ter sempre uma vida grata e humilde, para que possa continuar crescendo e me fortalecendo na fé em ti e na propagação do teu reino. Em nome de Jesus. Amém.

DEVOCIONAL - QUANDO A VIDA PEDE MAIS

Ver todos os textos e reflexões.