Home / Acontece / Textos e Reflexões

Dia 03 – Combatendo a ansiedade

Pr. Marco Antônio Coimbra

“Portanto não se preocupem dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’. Pois os pagãos é que correm atrás destas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.” [Mateus 6.31-32]

A Bíblia nos relata em Marcos 9.14-29 a história de um pai desesperado pois seu filho estava possesso de um espírito mudo e surdo desde a infância. Sempre que este espírito atacava o filho, jogava-o no chão, e ele começava a espumar e a ranger os dentes, ficando cada vez mais fraco. Um dia, este pai levou seu filho na presença dos discípulos de Jesus e pediu que expulsassem o espírito maligno, porém eles não conseguiram. Quando o mesmo homem esteve face a face com Jesus, relatou o ocorrido, e Jesus repreendeu os seus discípulos, chamando-os de “geração incrédula”. O curioso é que Jesus perguntou a este pai se ele acreditava na cura do seu filho, e o homem – com lágrimas nos olhos – pede a Jesus que o ajude em sua incredulidade. Quando a incredulidade passa a ter domínio no nosso coração, um dos efeitos é a ansiedade. A raiz da ansiedade é a desconfiança em tudo que Deus prometeu nos dar através de Jesus.
Os discípulos, portanto, não puderam expulsar o espirito do menino porque a incredulidade foi maior que a sua fé no nome de Jesus. Muitas vezes perdemos as batalhas para ansiedade porque a nossa incredulidade é maior que nossa fé em Jesus. Sendo assim, nossa ansiedade acabará sendo maior ou menor na proporção que crermos na Palavra de Deus.
Em 1 Pedro 5.7 é dito o seguinte: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. Este texto mostra que a ansiedade faz parte de nossas vidas. Porém, em Cristo – isto é, crendo com fé e não sendo incrédulo -, a ansiedade não terá domínio em nosso coração.
O pastor e escritor John Piper afirma em seu livro Graça Futura que quando fica ansioso, logo pensa nas promessas contidas na Palavra de Deus. Desta forma, combate com fé a ansiedade que tenta tomar conta da sua vida: “Quando fico ansioso pensando que sou fraco demais para fazer meu trabalho, combato a incredulidade com a promessa de Cristo: ‘Minha graça é suficiente para você, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’.” Desta forma, conforme Mateus 6.31-32, Deus cuidará de nós quando a ansiedade bater à porta do nosso coração, independentemente da situação pela qual estivermos passando, porém, é necessário crermos de todo coração e tomarmos posse daems promessas de Deus para nós, que estão contidas na Bíblia.

ORAÇÃO
Senhor Deus, me ajuda a vencer a ansiedade em em tuas promessas para minha vida e vivendo a liberdade alcançada em Cristo.

DEVOCIONAL - QUANDO A VIDA PEDE MAIS

Ver todos os textos e reflexões.