CULTIVANDO NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS
TEMA – CULTIVANDO NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS
LEITURA BÍBLICA – JOÃO 12: 20 a 26
Introdução – Deixamos para trás a semeadura e demos início hoje ao cultivo. Agora é hora de cultivar! Para isso temos esses dois meses: maio e junho, para expressar através do cultivo, nossa opção pela busca da vontade de Deus, nossa melhor escolha. Para dar abertura a esses dois meses trago um dos principais temas para refletirmos nesta manhã: Cultivando Nosso Relacionamento Com Deus. Tenho um desafio para você! Semear e cultivar um grão de feijão! Explicar!! Pergunto então: como é possível cultivar nosso relacionamento com Deus? Qual o ponto de partida? De que depende? As verdades no texto nos ajudarão a responder esses questionamentos. Vamos a elas:
1) Cultivar o Relacionamento a Partir da Semeadura – v. 24 – Passamos dois meses dando ênfase a semeadura, agora é hora de cultivar tudo aquilo que conseguimos semear. Para e pense: o que você semeou até aqui? Se quisermos estabelecer relacionamento com Deus é preciso cultivar. Cultivar requer:
a) A negação do ficar só – v. 24;
b) A mortificação da semente – v. 24.
2) Cultivar o Relacionamento a Partir da Vontade – vs. 20 a 23 – Ninguém conseguirá se relacionar com Deus, sem que haja uma vontade própria, sincera. Os gregos que aparecem no texto, embora tenham sido de uma cultura totalmente adversa ao cristianismo, com seus mitos e deuses expressaram grande desejo de conhecerem a Jesus. O que aprendemos com esses quatro versículos a respeito do nosso relacionamento com Deus, a partir de nossa vontade?
a) Cultivar perpassa pelo livre arbítrio – vs. 20 e 21;
b) Cultivar a partir da vontade obtém resposta – vs. 22 e 23.
3) Cultivar o Relacionamento a Partir do Desprendimento e Serviço – vs. 25 e 26 – Nem todos que servem e seguem a Jesus se relacionam com Deus, porém, todos que se relacionam com Deus servem e seguem a Jesus! Isso significa que:
a) Cultivar o desprendimento é colocar Deus em primeiro lugar – v. 25;
b) Servir e seguir a Jesus cultiva um relacionamento eficaz – v. 26.
Conclusão – Cultivar nosso relacionamento com Deus deve ser algo bem natural, sem barreiras e qualquer impedimento. Somos seres livres e servimos a um único Deus, que para se relacionar conosco, se tornou homem e entregou a si mesmo por nós. Amém!
Pr. Jutaí Nunes
Em 03/05/20
PIBSC domingo manhã