Home / Acontece / Textos e Reflexões

FRUTOS COMO CONSEQUÊNCIA DA SEMEADURA

TEMA - FRUTOS COMO CONSEQUÊNCIA DA SEMEADURA

LEITURA BÍBLICA – ECLESIASTES 11: 1 a 8

 

Introdução – Estamos no período da frutificação, isso significa crescimento espiritual quanto ao nosso relacionamento com Deus e a decisão pela vontade de Deus, a melhor escolha. Frutificar é exatamente o que Deus espera de nós todos. Que tenhamos uma vida cristã frutífera e abundante em todas as áreas. Para isso precisamos de uma compreensão clara do que planejamos, semeamos e cultivamos até o momento. Já que entramos na ênfase da frutificação meditaremos com base no tema: Frutos Como Consequência da Semeadura. Fazendo uma analogia com o que já aprendemos da Bíblia, quem planta frutifica o que plantou, e normalmente, mais do que plantou ou semeou. O texto dessa noite vem de um dos mais polêmicos livros da Bíblia – Eclesiastes, mas traz consigo relatos extraordinários como esse do capítulo 11. Dele extrair duas verdades fundamentais para nossa meditação: tempo e visão. Vamos a elas:

 

1) Frutos Temporais – vs. 1, 2 e 6 – O fator tempo é um dos que mais influencia e interfere na vida humana. Não é por acaso que o salmista pede ao Senhor que o ensine a contar os nossos dias (Salmos 90: 12). 30 segundos em pé esperando por alguém, pode parecer uma eternidade, porém, se for para salvar uma vida é pouco tempo. Para um agricultor o tempo representa a decisão certa, para um advogado é o dinheiro em sua conta, para um professor pode ser um presidente eleito, para uma mãe é o filho que ainda não chegou, para um pastor é mais uma vida para a eternidade. E para você? Frutos temporais representam:

 

a) Paciência – v. 1 (depois de muitos dias);

b) Esperança – v. 1 (lançar para achar);

c) Antecipação – vs. 2 e 6 (repartir a paciência e a esperança).

 

2) Frutos Visionais – vs. 3 a 8 – Uma boa frutificação é resultado de uma boa visão. O que você ver faz uma diferença muito grande. Se essa visão for distorcida, embaçada pode comprometer os resultados. Na visão de uma criança, uma tomada de energia parece uma carinha engraçada, para o pai pode ser uma ameaça para seu filho. Frutos visionais nos prepara para o que vem pela frente e se assim é como deve ser essa visão?

 

a) Visão de superação – vs. 3 e 8;

b) Visão de fé e confiança – v. 4 e 7;

c) Visão de segurança – v. 5.

 

Conclusão – Como vimos, os frutos da semeadura nos advertem quanto ao fator tempo e ao fator visão. Administrar bem o nosso tempo e ter uma visão ampliada nos conduzirá a uma vida cristã fortalecida no Senhor. Isso significa que nossa semeadura frutificará no tempo certo e nos trará bençãos sem medidas. Amém!

Pr. Jutaí Nunes

Em 05/07/20

Transmissão domingo noite

JUTAI NUNES

Ver todos os textos e reflexões.