Home / Acontece / Textos e Reflexões

FRUTOS DO RLACIONAMENTO FAMILIAR

TEMA - FRUTOS DO RELACIONAMENTO FAMILIAR

LEITURA BÍBLICA – ECLESIASTES 4: 9 a 12

 

Introdução – Nesta manhã, gostaria de desafiar você a usar sua imaginação e enxergar um grande pomar, com a maior variedade de frutas possíveis, que você planejou, semeou, cultivou e agora pode contemplar a frutificação (mostrar). Uma vez que já imaginou dê ao seu pomar o seguinte nome: família! A família se origina dentro de um lindo pomar e de um jardim. Deus, em sua vontade, nossa melhor escolha, nos passou um propósito de ser a família o melhor lugar do mundo. Viver bem é um propósito divino, por isso precisamos melhorar nossa convivência familiar a cada dia. Para tanto, vamos refletir juntos sob o tema: Frutos Do Relacionamento Familiar. Veremos três tipos de fruto. A saber:

 

1) Frutos Gerados Pela Unidade – v. 9 – A unidade no contexto da família aponta para um relacionamento equilibrado, uno. Vamos pensar no relacionamento como sendo o mais importante aspecto no ambiente familiar. Essa unidade gera então:

 

a) Acordo – v. 9 (melhor serem dois do que um);

b) Comunhão – v. 9 (serem dois);

c) Afinidade – v. 9 (melhor paga do seu trabalho).

 

2) Frutos Gerados Pelos Afetos – vs. 10 e 11 – Somos seres cercados por sentimentos e afetos e isso pode nos unir ou nos afastar do outro. Nosso contexto é família, logo, partimos do princípio da unidade. Nesse sentido devemos produzir frutos gerados pelos afetos positivos, os quais podem ser:

 

a) Valorização – v. 10 (porque se caírem, um levanta o seu companheiro; ai, porém, do que estiver só);

b) Cumplicidade – v. 10 (pois, caindo, não haverá quem o levante);

c) Fidelidade – v. 11.

 

3) Frutos Gerados Pela Segurança – v. 12 – Acredito que quando um casal de noivo se casa vive a expectativa de um casamento que seja seguro para ambos. Não é salutar alguém se casar pensando em separação, mas a separação pode ocorrer se não houver os cuidados necessários à segurança do relacionamento que envolve o casal. A segurança se gera pela:

 

a) Resistência às dificuldades – v. 12a;

b) Superação de conflitos – v. 12b;

c) Estabilidade – v. 12 (não se rebenta com facilidade).

 

Conclusão – De forma positiva, a frutificação é uma evidência de um relacionamento feliz e duradouro. Torna a família fortalecida para enfrentar as prováveis ameaças e turbulências que surgem no contexto familiar. Portanto, é hora de frutificar como família em busca de um relacionamento equilibrado. Que assim seja! Amém!

Pr. Jutaí Nunes

Em 12/07/20

Transmissão domingo manhã

JUTAI NUNES

Ver todos os textos e reflexões.