Home / Acontece / Textos e Reflexões

COMO OBTER O FRUTO DO ESPÍRITO

TEMA - COMO OBTER O FRUTO DO ESPÍRITO

LEITURA BÍBLICA - GÁLATAS 5: 22 e 23; EFÉSIOS 5: 1 a 21

Introdução – Conforme afirma o profeta Oséias “Prossigamos em conhecer ao Senhor”. Esse conhecimento nos leva em busca de Sua vontade, a melhor escolha. Estamos afirmando que Deus é e tem prioridade em nossa vida. Daí a nossa necessidade de frutificar como resultado dessa realidade. Vamos hoje discorrer sobre um tema fundamental para o nosso crescimento espiritual, o qual é: Como Obter O Fruto Do Espírito. Essa semana vimos sobre a prática da vida cristã e a prática do fruto do Espírito, agora é hora de saber como obter esse fruto que fará diferença em nossa vida. Nosso texto hoje está nas duas cartas paulina: Gálatas e Efésios. Gálatas nos apresenta o fruto do Espírito como algo que deve ser natural a todos os crentes (enfatizar: obras da carne X fruto). O fruto do Espírito é único, mas se desenvolve em vários aspectos ou dimensões a serem praticados por nós. Uma vez que sabemos da possibilidade do fruto em suas dimensões, a questão é saber como obter. Isso é possível? Sim! O Espírito Santo de Deus não dispõe nada que seja impossível a nós. Então como isso é possível?

1) Imitando Nosso Modelo Maior – cap. 5: 1 e 2 – Sabemos que Cristo é o nosso modelo, referencial irrefutável em todos os sentidos, nosso paradigma para nos aferir e ajustar. Ele é o nosso alvo de santidade, caráter e fidelidade. Sendo Ele nosso modelo insubstituível devemos então:

a) Imitar como filho - v. 1;

b) Imitar no jeito de ser – v. 2.

2) Renunciando as Obras da Carne e Vivendo na Luz – cap. 5: 3 a 14 – Os dois verbos renunciando e vivendo estão no gerúndio, isso significa que imprime a ação. Recai sobre cada um a responsabilidade de abandonar as obras da carne e viver na luz. Deixa de fazer o errado e pratica o que é certo. É necessário a todos reconhecer suas fragilidades e conhecer a importância do viver na luz. O texto nos ensina. Vejamos:

- Obras carnais:

a) Relacionadas a sexualidade – vs. 3 e 5;

b) Relacionadas à língua – vs. 4, 6 e 7;

- Viver na luz:

a) Andando como filhos da luz – vs. 8 a 10;

b) Combatendo as trevas – vs. 11 e 12;

c) Avivado e não inerte – vs. 13 e 14.

3) Compreendendo e Cumprindo a Vontade de Deus – cap. 5: 15 a 21 – A compreensão que temos a cerca dos ensinos de Deus, nos aproximará ou nos afastará Dele e de Sua vontade. Buscar a vontade de Deus requer compreensão, mas cumprir Sua vontade requer obediência. O texto nos orienta como deve ser essa compreensão e o cumprimento da vontade divina.

A saber:

a) Com prudência e sabedoria – v. 15 e 17;

b) Administrando bem o tempo – v. 16;

c) Sendo cheio do Espírito – vs. 18 a 21.

Conclusão – Como vimos, Deus já nos deu o fruto do Espírito, a nós nos cabe obter e fazer uso desse fruto em toda sua dimensão. Imitar a Cristo e ao mesmo tempo renunciar toda a obra carnal que impede a nossa frutificação e viver na luz e na compreensão da vontade de Deus com obediência e fé. Que assim seja! Amém!

Pr. Jutaí Nunes

Em 19/07/20

Transmissão domingo manhã

JUTAI NUNES

Ver todos os textos e reflexões.