CULTIVAR O BEM, VONTADE DIVINA
TEMA - CULTIVAR O BEM, VONTADE DIVINA
LEITURA BÍBLICA – GALATAS 6: 6 a 10
Introdução – Dentro dessa caminhada em busca da vontade de Deus, a melhor escolha, nos deparamos o tempo todo com a prática do bem. Deus espera isso de cada filho seu. Posso afirmar que: quanto maior for o nosso relacionamento com Deus, maior será nossa prática na realização do bem. Sendo assim, meditemos nesta noite sob a égide do tema: Cultivar O Bem, Vontade Divina. Guiados pelo texto iremos em busca de algumas verdades. A saber:
1) Cultivar o Bem Como Vontade Divina é Resultado de Instrução e Semeadura – vs. 6 a 8 – Fazer o bem deve ser o mais natural possível entre nós servos do Senhor Jesus. Porém, entendo que isso é fruto da semeadura, da instrução e do quanto cultivamos. Isso significa que:
a) A instrução vem da Palavra de Deus – v. 6;
b) Quanto maior for a semeadura maior a colheita – v. 7;
c) Devemos atentar para a semeadura: Carne X Espírito – v. 8.
2) Cultivar o Bem Como Vontade Divina é Uma Prática Incansável – v. 9 – Crendo que fazer o bem é dá vontade de Deus precisamos investir nossas forças na realização desse propósito. Nada deve nos afastar dessa prática ou nos fazer parar. Com entendimento devemos observar que:
a) A vontade de Deus é que pratiquemos o bem de modo natural – v. 9a;
b) O tempo determina a ceifa – v. 9b;
c) A ceifa é condicional às nossas forças – v. 9c.
3) Cultivar o Bem Como Vontade Divina Aproveitando as Oportunidades – v. 10 – A vontade de Deus é que façamos o bem a todo o tempo. No entanto, na vida cristã teremos oportunidades específicas que não devem ser desperdiçadas. Visto que:
a) As oportunidades são passageiras – v. 10a;
b) As oportunidades podem nos levar a uma escolha – v. 10b.
Conclusão – Que a prática do bem seja nosso viver diário, de maneira que semeemos para a eternidade e tenhamos uma colheita que glorifique a Deus! Amém!
Pr. Jutaí Nunes
Em 23/06/20
Transmitido terça-feira pela noite