GRATIDÃO: CULTIVO EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS
TEMA - GRATIDÃO: CULTIVO EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS
LEITURA BÍBLICA – JÓ 42: 1 a 6
Introdução – Quando pensamos na vontade de Deus, a melhor escolha, naturalmente seremos conduzidos ao princípio da gratidão. Visto que, a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Vamos então guiar nossa mente para a reflexão do tema: Gratidão: Cultivo Em Quaisquer Circunstâncias. Circunstância significa “particularidade que caracteriza um fato, o estado atual das coisas, uma situação, o contexto”. É o que acontece a nossa volta, podendo ser favorável ou não, positiva ou negativa. O contexto do livro de Jó é um contexto desfavorável, mas que se torna em algo bem favorável e nos traz as verdades em que meditaremos. São elas:
1) Cultivar Gratidão em Circunstâncias Adversas – vs. 1 e 2 – Pense em algo bem ruim, aconteceu na vida de Jó. Jó experimentou um conjunto de adversidade tão grande que amaldiçoou o dia do seu nascimento (3: 1 a 3). Porém, suas adversidades não o afastaram de Deus, mas o levou a uma conclusão de que:
a) Gratidão é nossa resposta à Deus – v. 1;
b) Gratidão exprime confiança – v. 2.
2) Cultivar Gratidão em Circunstâncias de Aprendizado – vs. 3 e 4 – Muitos são os aprendizados no livro de Jó. Podemos afirmar que Jó aprendeu quando estava sendo forjado na fornalha da dor, do sofrimento, da provação e tentação. E que aprendizado foram esses no cultivo da gratidão?
a) O aprendizado nos leva a não questionar a Deus – v. 3;
b) O aprendizado nos leva a dialogar com Deus – v. 4.
3) Cultivar Gratidão em Circunstâncias de Intimidade com Deus – vs. 5 e 6 – Ouvi do meu dentista, quando estava ajustando meu aparelho dentário, que o sofrimento nos leva a perfeição. Jó evidenciou isso na sua pele e aprendeu muito sobre o seu relacionamento com Deus. Com certeza cultivou uma experiência de gratidão tão profunda, que ficou marcada no texto bíblico como princípio de intimidade. A saber:
a) Intimidade com Deus está além de nossas próprias forças – v. 5;
b) Intimidade com Deus exige renúncia, arrependimento e humildade – v. 6.
Conclusão – Ser grato a Deus é algo que deve fazer parte de nossa essência em toda a sua totalidade. Devemos cultivá-la em qualquer que seja a circunstância e enxergar sempre o agir de Deus manifesto em sua boa, agradável e perfeita vontade. Que assim seja! Amém!
Pr. Jutaí Nunes
Em 21/06/20
Transmitido domingo pela noite