APRENDENDO A CULTIVAR O PERDÃO NA FAMÍLIA
TEMA - APRENDENDO A CULTIVAR O PERDÃO NA FAMÍLIA
LEITURA BÍBLICA – COLOSSENSES 3: 12 e 13
Introdução – Iniciar falando do plantio do feijão. Nossa ênfase principal está na vontade de Deus, a melhor escolha. Já passamos por duas etapas práticas: planejar e semear. Agora é a hora do cultivo! Entendemos nessa terceira etapa que tudo parte do nosso relacionamento com Deus e isso é algo a ser cultivado. Hoje vamos nos deter ao perdão na família, para isso convido você e sua família a refletir comigo à luz do tema: Aprendendo a Cultivar o Perdão na Família. Destaco duas verdades principais para direcionar o sermão da manhã. São elas:
1) O Aprendizado Parte da Consciência Adquirida – v. 12 – A consciência é um processo que se inicia no nascimento. Nascemos vazios e começamos a construir nossa consciência através das interações com o mundo ao nosso redor. Aprendemos com pessoas e coisas e somos modelados, no jeito de agir, pensar, falar etc. Dentro desse contexto está a família com a qual desenvolvemos nossos relacionamentos. Portanto, aprender a cultivar o perdão é uma questão de consciência:
a) Consciência de que perdoar é algo contínuo – v. 12 (revesti-vos, pois);
b) Consciência de que somos eleitos de Deus – v. 12 (santos e amados).
2) Cultivar Perdão Requer Atitudes Práticas – v. 13 – Volto a repetir o que cada um já deve saber de cór: vida cristã é prática! Não há sentido em aprender tantas coisas se não a cultivarmos em uma prática contínua. Cultivar então o perdão na família requer:
a) Atitude de suportar o outro – v. 13;
b) Atitude de perdoar primeiro – v. 13;
c) Atitude de identificar o motivo – v. 13;
d) Atitude de imitar ao Senhor Jesus – v. 13.
Conclusão – Com relação ao perdão na família, como está o ambiente em sua casa? Deixo essa perguntar para você refletir e ratifico o que você já sabe: perdoe sempre! Amém!
Pr. Jutaí Nunes
Em 17/05/20
Transmitido domingo pela manhã