Home / Acontece / Textos e Reflexões

Deus, somente Deus!

“Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada”. Isaías 46:9-10

As afirmações dessa passagem bíblica no livro de Isaias fazem referência ao único Deus vivo e verdadeiro, criador dos céus, da terra, do mar e de tudo o que neles existem, Todo Poderoso que existe de eternidade a eternidade, que dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

Somente a Deus devemos adorar (João 4.23-24)

Somente a Deus devemos amar (Deuteronômio 6.5)

Somente a Deus devemos conhecer (Jeremias 9.23-24)

Somente a Deus devemos seguir (Lucas 9.23)

Somente a Deus devemos servir (Efésios 2.10)

 

Só Deus é Deus! Não há nenhum outro. Uma canção do Grupo Vencedores por Cristo confirma essa verdade:

“Deus, Somente Deus

Criou o mundo e o que nele há

O ser que pode respirar

Existe pra mostrar a gloria do Senhor

Deus, Somente Deus

Os seus mistérios pode revelar

Os seus desígnios quem jamais um dia conheceu

pois Deus somente é Deus

 

Deus, somente Deus

Domina o trono do universo

Que a voz da criação se erga para dar

Louvor somente a Deus

 

Deus, somente Deus

Eternamente em nós há de inspirar

A alegria de adorar

Desejo de exaltar

A Deus, somente a Deus

 

Aprecio o final do versículo 10: ‘Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada’.

Deus é Soberano! Sobre tudo. Sobre todos. Deus fará tudo o que for necessário para cumprir o seu propósito de transformar pecadores perdidos em verdadeiros adoradores. Assim, promover a sua própria glória.

Deus é Soberano! Deus usa sua soberania para mostrar a sua glória. John Piper, no livro ‘Em busca de Deus’ afirma: “Deus é soberano e pode fazer tudo o que lhe apraz, então nenhum dos seus propósitos pode ser frustrado”.

Deus é Soberano! Deus tem o direito, o poder e a sabedoria para fazer o que lhe agrada a fim de que os seus propósitos se cumpram e o seu nome seja glorificado. Salmos 115.3: ‘O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada’. Por ser Deus, não deve explicações ou justificativas para as suas ações. Não deve nada a ninguém! ‘Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: "O que fizeste?"’ (Daniel 4:35).

Que o reconhecimento da soberania de Deus nos leve a adoração. “As formas de adoração devem proporcionar duas coisas: canais para a mente aprender a verdade da realidade de Deus e canais para o coração responder a beleza dessa verdade” (John Piper – Em busca de Deus).

PR. ESMAEL OLIVEIRA

Ver todos os textos e reflexões.