PRINCIPIO DA REALIDADE
- O principio da realidade. LIVRO GLORIOSOS RUÍNAS DE SERGIO QUEIROZ
Os fatos são nossos aliados e não nossos inimigos.
ü Existem duas maneiras de se ver uma ruina
a) Podemos ver seus escombros e destruição
b) Podemos ver como um ponto de partida para uma grande restauração
Para os olhos de alguns a destruição de Jerusalém é apenas ruinas aos olhos de um cidadão qualquer, mais para Neemias era representava uma oportunidade de reconstrução de tudo que escutou falar durante sua vida ali no cativeiro.
Neemias tinha tudo que precisava para ser omisso diante do que foi lhe relatado. Podia ter dito eu não tenho nada a ver com isso. Isso é problema dos que passaram e vai continuar do mesmo jeito. Eu não dependo de nada disso. Isso não ocorre com Neemias
Neemias recebe uma comitiva que vinha de Jerusalém.
Quando Hanani chega Neemias faz uma pergunta: v2b “"Como é que estão se arranjando por lá os judeus que voltaram daqui do cativeiro para Jerusalém? " perguntei a eles.
- Mas o que essa pergunta tem haver com o plano de restauração?
Perguntas devem ser feitas para que conheçamos os fatos.
Precisamos conhecer como anda nossa vida conjugal, como anda nosso relacionamento familiar, precisamos conhecer como anda a vida de nossos filhos, precisamos saber como anda nossa vida espiritual.
- Precisamos saber da verdade.
Muitas vezes nos conformamos em saber de meias verdades, e meias verdades não passam de mentiras que nós mesmos montamos para enganar a nós mesmo.
Muitas vezes vivemos de fabulas, vivemos de mentiras relatadas através das redes sócias, nos escondendo atrás de fotos e acreditamos que tudo vai bem.
ü Mas TUDO não passam de mentirinhas que montamos para nos esconder atrás delas.
Deus é um Deus da verdade e ele deseja nos mostrar fatos.
Se não vivermos a realidade, não saberemos como viver nos processos de devastação em nossa vida.
A verdade é o principio básico sobre o qual o castelo da reconstrução pode ser erguido.
Portanto, precisamos fazer perguntas sobre como vai nossas vidas. Aprenda a fazer perguntas para a vida e para os fatos.
Tente responder o que esta passando? O que é isto que esta acontecendo ? como foi que isto veio acontecer? Como o meu casamento chegou em uma situação desta? Como minha vida financeira veio a falência?
Não tenha medo de fazer perguntas sobre os fatos. Mesmo que você não tenha respostas para tudo.
Alguns pais não querem conversar com o filho para não ter que descobrir que ele venha esta usando drogas.... tem medo de que suas suspeitas se tornem realidade.
Para que haja restauração é necessário conhecer os fatos como amigos e não como inimigos.
Você nunca vai restaurar um casamento em frangalhos se não assumir o compromisso de entender os fatos, de coletar a realidade, de olhar face a face o problema e de aceitar que é a partir dos fatos que Deus promove restauração.
Neemias não teve medo da verdade. Ele quis saber como estava o seu povo.
Ele foi atrás da verdade porque sem verdade não há restauração.
Não deixe que verdades ocultas na sua vida façam você parecer quem não é. Deus quer você como você é. Nem menor , nem maior.
O primeiro principio da restauração “é o principio da realidade.
Pergunte a si mesmo como vai minha vida, quem eu só? Como esta realmente o estado do meu casamento? Como esta o estado da minha saúde? O que tenho feito com a minha saúde?
É com as perguntas estas e as respostas verdadeiras, começa o processo de restauração da sua vida em ruinas.
Quando Neemias ver os fatos com clareza, sem distorções, ele da o segundo passo do processo que levaria a restauração de Jerusalém. Que é a inquietação.
EXTRAÍDO DO LIVRO GLORIOSOS RUÍNAS DE SERGIO QUEIROZ.