Home / Acontece / Textos e Reflexões

culpa

CULPA

Harold Kushner, rabino corte-americano, conta a história de um jovem casal que costumeiramente se dedicavam em tudo o que faziam. O esposo estava a um semestre de terminar o curso de direito. Após cinco anos economizando, o casal havia conseguido comprar uma casa e quitar os seus débitos referentes a empréstimos universitários.

Na véspera do ano novo, decidiram ir a uma festa na casa de amigos e acabaram bebendo demais. Eles não se lembram muito do que aconteceu naquela noite. Só sabem que, naquele dia, atropelaram um garoto de 13 anos que estava entregando compras em sua bicicleta.

Desde então, a vida daquele casal foi invadida por um terrível sentimento de culpa. Afinal de contas, foi por culpa deles que a vida de um jovenzinho foi ceifada. Eles não tiravam da cabeça que o sentimento de dor e perda também fazia parte da vida dos familiares do menino.

A vida do jovem casal virou de ponta cabeça. Por conta da culpa, o marido não conseguiu terminar o último semestre do curso de direito. Foi mandado embora da empresa em que atuava porque não conseguia se concentrar no trabalho. Ficou impotente por cerca de um ano. A esposa passou a comer compulsivamente, engordou 18 quilos e passou a ter pesadelos repetidamente.

Assolados pelo sentimento de culpa, deixaram de usufruir da vida. Sentiam-se amparados pelos amigos e terapeutas, mas não se sentiam perdoados. Sentiam-se amparados, mas não perdoados.

Uma das grandes angústias da vida é pensar que, por sermos certinhos ou dedicados, nunca cometeremos erros. Às vezes as consequências de nossos erros são tão pesadas que não somos capazes de nos perdoar. Mas a grande verdade da vida é que Deus nos perdoa. Deus nos justifica. Deus nos declara justos. E se Deus nos perdoa, nós também precisamos nos perdoar.

Desafio você a entregar o seu passado, o seu presente e o seu futuro a Jesus. Só ele é capaz de nos livrar da culpa. Ele nos perdoa, nos justifica e nos convida a olhar para a frente, apesar do nosso passado.

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Salmos 32.1

Oração do Dia:
“Jesus, sou grato pelo seu perdão, e apesar do meu passado, entrego ao SENHOR o meu futuro”.

Josimaber Rezende

JOSIMABER RESENDE

Ver todos os textos e reflexões.