Home / / VISÃO, MISSÃO E VALORES

 

MISSÃO, VALORES E VISÃO

  

Nosso propósito é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo, e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Esta é uma palavra compacta que mostra a nossa ação e uma visão de onde queremos chegar. São três palavras que norteiam a nossa visão:

 

 - ESPIRITUALIDADE          

 - SERVIÇO    

 - MISSÃO

 

Para entendermos como é nossa visão existem valores que estão implícitos nessa visão. Vamos ver esses valores: Os valores que norteiam nossa visão são:

 

A) DIREÇÃO DO CRESCIMENTO: Alto / Dentro / Fora / frente. – O que é isso?

 

a) ALTO: É estar buscando uma vida de adoração viva e contagiante.

-Crescer em adoração viva que contagia.

-Todos os nossos cultos devem levar as pessoas a ter uma íntima comunhão com Deus e desejarem ter essa comunhão com Deus. Assim todos serão contagiados com uma adoração viva e eficaz.

-Crescer conhecendo a bênção e o poder da oração. Se temos só o culto perderíamos o significado, mas quando conhecemos a Deus na intimidade pessoal e coletiva, conhecemos a Deus. Por isso nós temos muitas orações durante o culto. Isso é algo intencional para que possamos descobrir a bênção e o poder que há na oração.

-Crescer e conhecer a Deus através da Palavra. Se eu adoro e oro, poderia viver uma espécie de fé mística sem ligação com a Palavra. Quem vai nos direcionar, como vamos orar e adorar é a Palavra de Deus. Em nossos cultos sempre damos ênfase na exposição bíblica.

 

b) FORA: Crescer na ação missionária onde no cumprimento da missão de Jesus: ...” tanto em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra” ... Nós entendemos que Deus nos deu uma missão e não adianta ficarmos aqui de mãos levantadas só adorando a Deus, se não entendermos que nossa missão é ser bênção para o mundo. Isto é simultâneo, acontece perto de nós e lá nos campos mais distantes. Cremos que isto é nossa tarefa, que Jesus nos ensinou a fazer.

-Crescer em relevância sendo sal e luz do mundo onde estamos. Aqui meu irmão, é como nós vivemos como família, o que nós valorizamos no meio da sociedade em que vivemos, ou seja, marcamos posição. Isto é ser sal, preservação, e luz apontando a direção onde o Senhor quer que cheguemos.

-Crescer em ser fermento para Ponta Grossa, O que o fermento faz na massa? Ele entra se mistura e transforma a massa e dá o crescimento. Qual é a ideia? Que cada membro da igreja seja a pitadinha desse fermento onde eles estão, fazendo a diferença como fermento de Deus.

-Crescer numericamente plantando igrejas. Se crescermos nesses valores, se Jesus está vivo e é algo que contagia, a Palavra vai impactar, as pessoas irão se converterem, haverão batismos e crescimento.

-A ideia é que isto não aconteça somente aqui, mas em outras localidades, por isso precisamos usar a tecnologia, PGMs, para que essa palavra faça diferença em toda a cidade.

 

c) DENTRO: Uma ideia que parece meio que estranha, porque dá a ideéa de engordar. Vamos pensar na árvore que cresce para dentro da terra (raízes), e elas ficam fortes a ponto de lutar e vencer grandes tempestades. Crescer para dentro é isso.

-Crescer em ser acolhedora. Cada irmão possa sentir o prazer da comunhão. Aqui está algo que é o cerne de tudo: As pessoas são mais importantes do que as coisas. As pessoas que chegam a nossa igreja precisam se sentir amadas / queridas / respeitadas / cuidadas. Se não trabalharmos a comunhão nós vamos nos dispersarmos, não haverá liga.

-Crescer em ser igreja de todos. Unidos no amor de Jesus, conseguiremos ser um sem barreiras / faixa etária / níveis sociais / culturas / raças. A nossa sociedade e formada de grupos segmentários, no qual vamos encontrar os Universitários / Esportistas / pessoas especiais. Temos que ter lugar para toda essa gente e ao mesmo tempo tê-las todas juntas. Cada um abrindo mão de algo para vivermos como família juntos em termos de comunhão. 

-Crescer sendo mobilizador dos crentes. Nossa base são os dons do Espírito Santo e a Multiplicação dos PGMs. Cremos que cada crente recebeu um dom do Espírito Santo no ato de sua conversão. Crescer para dentro é ajudar o novo crente a descobrir o seu dom e a paixão que está fervendo na sua alma. A igreja precisa ser mobilizadora nessa ação. Ao se reunir nos PGMs essa identificação se torna individual / um a um. Nos cultos é difícil descobrir o dom de cada um, mas no PGM o dom logo se manifesta.

-Crescer em ajudar o crente a desenvolver na vida espiritual. Ele irá suprir e ser suprido no corpo de Cristo. Aqui é a ideia de que nenhum de nós somos completos, todos estamos em formação, logo precisamos crescer e desenvolver. Eu não posso esperar estar completo para ajudar alguém. Vamos ser uma igreja que com uma mão eu recebo e com outra eu abençoo. Neste sentido é que tudo que fazemos aqui vai aparecer essa ideia.

-Crescer considerando as pessoas mais valiosas que as coisas.

Ex.: Em uma igreja havia uma irmã que tinha as chaves de tudo no templo. Ela viu uma menina tocar o piano, foi lá e trancou o piano. O pastor disse: porque você trancou o piano? Ela disse vai desafinar! Mas se trancar não teremos pianista no futuro! Aquela criança era mais importante do que o piano!

 

d) FRENTE: Crescer no treinamento de novos líderes. A igreja não pode parar no tempo e espaço, ela tem que estar sempre treinando novos líderes. Em todos os lugares da igreja precisamos ter pessoas novas, pois é na formação de novos líderes que a missão cresce. Se eu continuar com os mesmos líderes, a missão pára pela incapacidade que temos de agregar mais coisas.

-Crescer na intencionalidade de ganhar a próxima geração. Um dos grandes desafios que temos é que Deus está nos dando um grande avivamento no Brasil. Quando olhamos para os grandes avivamentos, percebemos que a próxima geração após os avivamentos se perdeu. Porque? Ficaram tão contentes que se esqueceram de investir na próxima geração. Aqui eu destaco a importância do trabalho com crianças / Adolescentes / Jovens. É desde pequeno que precisamos formar músicos / líderes / pregadores para que a Palavra continue na próxima geração. Os novos líderes vão surgir quando nós entendermos que eles precisam compreender os valores da Palavra de Deus.

 

FERRAMENTAS DE AUTO AVALIAÇÃO

           Isto toda empresa precisa ter, mas na questão da igreja a pergunta é: Como posso avaliar se minha igreja está crescendo e crescendo integralmente?

 

COMO ERA FEITO: Uma das coisas era analisar o rol de membros (batismos) Quando pensamos apenas em números não reflete o que realmente é uma igreja. Baseado em um pesquisador e teólogo, onde sua análise era a partir de uma matriz. Sua análise não estava em apenas um gráfico, mas havia vários itens que deveria ser analisado. Só então poderíamos analisar a igreja se de fato está crescendo ou não.

Vamos analisar nessa matriz três qualidades.

A) ESPIRITUALIDADE: O que é isto? É uma linha transversal, horizontal desde a tesouraria da igreja a zeladoria, ou seja, todas as áreas devem ser feitas como um serviço de Deus. Deve ser feito como uma expressão de culto / Adoração / louvor. Deve ter o sentido de comunhão e presença do Espírito Santo. Se não vivermos isto a igreja se torna apenas uma empresa / organização / até mesmo um Club. Agora se tem Jesus até mesmo no limpar / contar o dinheiro, tudo muda.

B) ENCARNAÇÃO: Porque? Quando a espiritualidade está desassociada da encarnação, podemos ter problemas. Nós vamos encontrar os místicos que são tremendamente espirituais, mas não encarna a sua espiritualidade. Logo a pergunta é: O que é encarnação? É quando eu transformo a espiritualidade(alma) em coisas concretas / expressões de vida.

Uma igreja precisa ser avaliada no sentido de: Tudo que ela faz, a espiritualidade deve ser concretizada através de Palavras / Ações / gestos e atitudes. O que muda? O voluntário vira Ministro de Deus, onde ele vai concretizar aquilo que Deus está fazendo no coração dele.

C)FIDELIDADE: Se eu tiver Espiritualidade, Encarnação, mas não tiver Fidelidade, eu vir a me desviar dos propósitos de Deus, ou seja, fazer algo que Deus não quer que eu faça. Então eu preciso estar constantemente avaliando a minha Espiritualidade, Encarnação e fidelidade junto a Palavra de Deus (bíblia). O que a Bíblia diz? Como isto deve ser feito? O resultado disto vai nos dar coerência.

 

CONCLUSÃO: Esta transversalidade que passa por tudo que nós fazemos. Qualquer área da igreja deve ter Espiritualidade, Encarnação e Fidelidade. Se não tem não presta, falta qualidade. Se nós parássemos aqui teríamos dificuldade de fazer a medição, pois são valores espirituais. Como vou medir tudo isto. Logo vamos inserir:

 

DIMENSÕES NUMÉRICAS

 

A) NUMÉRICA: Se vamos medir, logo precisamos de números. Aqui vamos ver como a igreja está crescendo, como um ministério está reagindo. Isto aqui precisará ser algo sério. Vamos precisar saber quantas pessoas estarão em cada lugar da igreja em todas as programações. Até as células (quantas pessoas compareceram nas reuniões). Mas não podemos parar só em números, então vem a outra dimensão.

B) ORGÂNICA: Nós cremos que a igreja é um organismo vivo que tem uma estrutura / prestação de contas / uma maneira de se organizar por isso nós precisamos sempre repensar a estrutura para que sempre possa refletir a espiritualidade, encarnalidade e fidelidade, onde se introduz os números. Precisamos de um regime interno flexível para que a gente possa organizar, adequar as estruturas para haver coerência com tudo isto.

C) CONCEITUAL: O que é isto? A Bíblia fala que devemos estar preparado para responder a razão da nossa fé. Logo se tem um grupo vivendo a Espiritualidade, a Encarnalidade e Fidelidade, mas não consegue responder porque ele vive tudo isto, tem algo errado. Precisamos ajudar as pessoas a crescerem e conhecerem esses valores bíblicos, e poder com suas palavras explicarem o que fazem e porque fazem.

D) DIACONAL: Aqui é serviço em pro do bem do outro. Então eu vou pegar a minha Espiritualidade, Encarnalidade e Fidelidade os números que estão acontecendo, a minha estrutura, os valores que eu tenho, e então vou servir ao próximo. Atos de amor, casa de oração, pintura de casas dos necessitados, ou seja, tudo isto vai ser transformado em serviço ao próximo.

E) LITURGIA: Espiritualidade, encarnação e Fidelidade são as qualidades que precisam ser refletidas nos cultos, na adoração, celebrações, PGMs. Assim podemos avaliar a igreja.

 

QUAL A FORMA DE TRABALHO DA PIG-PG

-Os três pilares é a grande base para vivenciarmos isto.

a) PGMs – Nós vamos crescer nos Valores, na Palavra, sentimento orgânico, Fidelidade, Encarnação. Nos Pequenos Grupos Multiplicadores, além da vivência, podemos checar um a um. Mas sozinhos os PGMs não podem fazer grandes obras como: Drogadição, visitar hospitais, logo o ajuntamento de vários Pequenos Grupos Multiplicadores forma:

b) MINISTÉRIOS – que estarão agindo de acordo com o movimento de Deus.

c) CELEBRAÇÃO: É o momento em que toda a igreja está junta. Os PGMs, os ministérios, para juntos celebrarmos a presença do Senhor. Nestes três pilares está apoiado um plano onde todas as outras dimensões acontecem.