Home / A PIB PG / NOSSA HISTÓRIA

96 Anos de História

O que levou uma pessoa a deixar sua cidade de Curitiba, onde sua família estava estabilizada?

Abraão de Oliveira, exercia sua profissão de professor bem como era Pastor auxiliar da Pib de Curitiba, ao ouvir o chamado missionário de olhar um pouco mais longe os campos que estavam florescendo para o evangelho, ora a Deus e aceita o desafio de visitar a cidade de Ponta Grossa.

Com recursos próprios e na certeza de que Deus que chama é o mesmo que sustenta. Foi assim com Abraão em Genesis 12 que ao ouvir “sai da tua terra e da tua parentela” e logo ao ser tocado por esse chamado pessoal, compartilha com a família e obedece ao Senhor.

A Bíblia relata vários homens de Deus que foram chamados e logo obedeceram a voz do Senhor no Velho Testamento. Logo no Novo testamento com a igreja de Jesus não foi diferente. Cremos que na história do Igreja de Jesus não é diferente.

Deus sempre deixou claro nas páginas da Bíblia que o plano Dele é trazer o homem novamente a comunhão que foi perdida no paraíso. Em primeiro lugar Deus chamou os Patriarcas e profetas e depois trouxe Jesus que veio organizar a igreja e chamou os discípulos para dar continuidade ao plano salvífico de resgatar o Homem e anunciar ao mundo o seu grande amor revelado em Jesus Cristo.

A razão de sermos a Primeira Igreja Batista em Ponta Grossa se baseia nesse chamado. No Início do ano de 1923 o professor e Pastor Abraão de Oliveira juntamente com sua esposa e 03 filhos obedecendo ao chamado do Senhor, veio a Ponta Grossa num domingo pela manhã encontrando uma casa na praça Barão do Rio Branco, alugou-a e foi buscar a mudança e sua família.

Aqui entrou em contato com uma oficina que lhe fez as carteiras. Do prefeito e secretário da educação recebeu todo o apoio moral. No dia 05 de maio de 1923 abriu o colégio Batista na Rua General Carneiro, esquina com a Av. Dr. Vicente Machado onde iniciou com quatro alunos, sendo três deles suas filhas e o menino Gabriel Rosa.

No domingo 04 de maio de 1923 realizou o primeiro culto público a noite. Vários assistiram do lado de fora, só um entrou, o Sr. Julião Gonçalves que veio mais tarde a se converter, sendo batizado no dia 24 de julho, no Rio Verde.

Em 15 de julho de 1923 foi organizada a congregação ao colégio e em 31 de dezembro de 1923 foi organizada em igreja com 31 membros, sendo 10 membros por carta e 21 que haviam sido batizados.