Home / Acontece / Textos e Reflexões

Não seja apenas ouvinte

Não seja apenas ouvinte. “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1:22-25).  

No nosso país, existe uma classe religiosa que sinceramente não sei se existe em outros; o “católico não praticante”. Desde criança eu achava engraçado quando alguém dizia ser católico, porém não praticante.   Hoje, infelizmente eu contemplo essa realidade também no meio evangélico; conheço não apenas católicos, mas também muitos evangélicos não praticantes. Só que hoje o meu nível de avaliação cresceu, e o que era engraçado, tornou-se incoerente, independente do segmento religioso. O problema que Tiago combatia era de cristãos que não praticavam o que ouviam; ele era feliz e não sabia. Hoje o nosso problema é muito maior; combatemos uma frieza espiritual que não permite que os ditos cristãos sequer se dignem em ouvir o que deveriam praticar, não são nem ouvintes, muito menos praticantes. O apóstolo Tiago nos exorta a sermos praticantes da palavra para que não enganemos a nós mesmos; mostrando que de nada adianta ouvir e se maravilhar com as verdades bíblicas se elas não produzem transformação em nosso modo de viver.  

Desde que me aproximei da palavra de Deus percebi que ela deveria ser meu alimento diário, mas que não faria diferença nenhuma em minha vida se não me levasse à prática. Decidi que jamais seria um “evangélico não praticante”. Deus honra a fidelidade; você precisa ser fiel se quiser receber a bênção de Deus. Precisa se alimentar diariamente da palavra e se tornar praticante da mesma. Mas ainda resta um problema, para se tornar praticante você precisa ser elevado ao nível de ouvinte. Precisa ser alcançado pela palavra de Deus, se colocar em contato diário com a mesma seja através da leitura, da assistência regular a uma igreja ou qualquer outro meio. A partir disso, permita que a palavra de Deus lhe conduza à obediência; muita gente vai se descobrir enganado quando chegar diante do julgamento final, se descobrirão simples ouvintes, não praticantes da palavra, não seja um desses.  

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; sua família será abençoada pela sua decisão de se aproximar de Deus e de sua palavra. Permita que a palavra de Deus entre em seu coração. Jesus Cristo disse: “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3:20). Que bom que você permitiu que essa palavra alcançasse o seu coração, mas pouco adianta ler ou ouvir se ela não lhe conduzir a uma mudança real de vida; torne-se praticante da palavra, não apenas ouvinte.

Deus te abençoe sempre !

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

Ver todos os textos e reflexões.