Home / Acontece / Textos e Reflexões

Eu sou a luz do mundo

 

 

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Jo 8.12

Esta é a segunda da série de sete afirmações ousadas que Jesus fez sobre si mesmo e que estão registradas no evangelho de João. Sem desculpas ou constrangimento o Senhor Jesus diz clara e abertamente que ele é a luz do mundo.

Os escritores do Novo Testamento também falaram dessa comparação entre luz e trevas. Para eles essas eram duas realidades com implicações práticas. Para nós pode ser difícil ser impactado da mesma forma que eles foram, porque não sabemos o que é a escuridão da noite. Nossas noites na cidade são iluminadas.

Mas os ouvintes de Jesus sabiam que era quase impossível fazer qualquer coisa útil nas noites escuras e como era perigoso deslocar-se de uma cidade para outra sem a luz do diz. 

Algo interessante para começarmos essa reflexão é considerar que ao afirmar ser a luz do mundo, implicitamente ele estava dizendo que o mundo está na escuridão, por isso precisa de luz. Que escuridão é essa?

Vamos recorrer a dois textos para entender melhor de qual escuridão Jesus está falando.

EFÉSIOS 4.18-19

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Ef. 4.18,19

CORAÇÃO ENDURECIDO

Quando a vista está obscurecida, não se enxerga bem; mas quando é o entendimento que está obscurecido fica-se confuso sobre o que realmente importa na vida. O primeiro traço da escuridão de entendimento é o CORAÇÃO ENDURECIDO, isto é, a resistência a ouvir e atender voz de Deus.

No jardim, o primeiro casal conversava naturalmente com o Senhor nos finais de tarde, ouvindo suas orientações sobre a vida. Essa era a condição natural do ser humano criado, que infelizmente durou bem pouco.

Eles se deixaram levar pela astúcia da serpente e pouco tempo depois já não viam as coisas com clareza, desenvolvendo uma resistência a ouvir a atender a Deus.

É assim que muita gente vive, obscurecida no entendimento. Seu mundo interior está em trevas. Eles se tornaram resistentes a Deus e já nem veem isso como um problema.

É preciso luz para admitir nossa resistência à Deus e parar de fazer ouvidos de mercador quando Ele fala conosco. É preciso luz para que o coração de pedra se torne um coração de carne. Jesus é essa luz! Ele veio cumprir o que Deus havia prometido através dos profetas, muitos anos antes:

Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Ez 11.19,20

INSENSIBILIDADE

Voltando ao texto de Efésio 4.18,19, pode-se ver um segundo traço das trevas sobre a qual Jesus fala, e da qual ele quer nos livrar. Tem a ver também com INSENSIBILIDADE, isto é, com a perda da capacidade de se importar com as outras pessoas.

À medida em que nós mesmos nos tornamos o centro de nossas vidas, sobra menos espaço para as outras pessoas. É algo contra o que somos chamados a resistir.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, Fp 2.3-5

Precisamos de luz para enxergar que vida não se resume a nós mesmos, nossas alegrias, nossas dores, nossas realizações. Jesus é essa luz! Ele demonstrou na prática entregando-se para ser morto em nosso lugar e, portanto, pode nos ajudar a enxergar a insensibilidade de nosso coração.

ROMANOS 1.21-23

Outro texto que pode ajudar a compreender que trevas são essas que Jesus pretende iluminar está em Romanos 1.21-23

porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Rm 1.21-23

REJEIÇÃO DE DEUS

O terceiro traço dessa escuridão que campeia pelo mundo e também está dentro do ser humano pecador é a REJEIÇÃO DE DEUS, isto é, a atitude de banir Deus da sua vida.

Essa rejeição começa por não o reconhecer como um ser pessoal e moral, isto é, alguém que existe além das coisas que criadas é que tem opinião própria. Deus não é uma energia. Ele não é uma força maior. Também não é um velhinho senil e transigente. Deus e a mente por trás de todo o universo, todo poderoso, sábio, generoso, justo, verdadeiro, soberano. Ele não apenas criou a vida, mas é ele quem a mantém, isto é, tudo depende dele para existir, inclusive eu e você.

Quando reconhecemos Deus assim como ele é, nosso coração se enche de gratidão a ele. Mas quando a mente se obscurece Deus é banido da vida e a gratidão perde o sentido.

Precisamos de luz enxergar a arrogância da nossa alma. Precisamos de luz para olharmos a criação, sua beleza estonteante, estudarmos seus padrões de funcionamento... sua arquitetura majestosa, reconhecermos suas leis, sua previsibilidade e diante disso tudo glorificar ao Deus criador de todas coisas. Precisamos de luz para iluminar nossa escuridão.

Essa luz é Jesus. Ele sempre reconheceu o Pai

Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. Jo 8.28

Jesus está pronto para iluminar sua alma e ajudá-lo a reconhecer o Deus criador, a dar ele todo o crédito devido por sua obra e a trazê-lo de volta para sua vida cotidiana. Por isso ele disse “eu sou a luz do mundo”.

INSANIDADE DA ALMA

Por fim o texto de Romanos nos oferecer um quarto traço da escuridão que Jesus quer iluminar: a INSANIDADE DA ALMA, isto é, a loucura de trocar o Deus criador pelos ídolos.

Às vezes essa troca é visível, com imagens de pessoas, animais e divindades que assumem o lugar mais alto da vida das pessoas. Outras vezes, são os ídolos desfaçados... o dinheiro, o conforto, o prazer... Não faz diferença o que seja: é uma insanidade, uma loucura.

Precisamos de luz para enxergar nossas idolatrias e abandoná-las! Enfraquecido fisicamente depois de um longo jejum, Jesus foi tentado no deserto a se colocar no lugar do Pai e até a adorar o próprio Diabo, mas ele resistiu.

 

EU SOU A LUZ DO MUNDO

Quem já percebeu a escuridão da sua alma... quem sabe que tem resistido a Deus, rejeitado a presença dele em sua vida e até cometido a loucura de substituí-lo pelos ídolos... não precisa permanecer nessa situação. Se você decidir seguir a Jesus, você terá a luz da vida. É isso que Jesus está dizendo!

Jesus é a luz do mundo. Quando ele se aproxima, tudo que estava às escuras é trazido à claridade, para que possa ser curado, restaurado e ganhar sentido para a vida.

Mas é preciso seguir a Jesus para que isso aconteça. Não é uma magia, não é um mantra, não é uma religião, não é um método... É uma rendição.

Essa rendição é a decisão e reconhece Jesus com o único que pode salva sua vida da falta de propósito e entregar a Ele o controle do seu futuro.

É uma rendição. Você abre mão do seu modo de ver o mundo, influenciado por uma mentalidade que rejeita a Deus e decide olhar o mundo do ponto de vista de Cristo, conforme a mente de Cristo.

Jesus é a luz do mundo porque ele é o próprio Deus que se fez gente. Jesus é a luz do mundo porque foi ele quem criou o mundo. Jesus é a luz do mundo porque foi ele que entregou sua própria vida para salvar o mundo criado por Deus.

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Jo 8.12

ARISTARCO PEREIRA COELHO

Ver todos os textos e reflexões.