Home / Acontece / Textos e Reflexões

MÊS DE MAIO: MÊS DO LAR, MÊS DA FAMÍLIA

“Se o Senhor não edificar a família, em vão trabalham os que a edificam.” Salmo 127.1

 

O mês de maio tradicionalmente é chamado de o mês das noivas, mês da família, mês das mães, enfim é tempo de lembrar-se da família e da mulher.

E quando se pensa em família: FAMÍLIA É SONHO, É PROJETO DE DEUS. Na Bíblia, no livro de Gênesis, nos primeiros capítulos, tem-se a narrativa da criação e nela está o sonho de Deus. Deus cria o ser humano, o coloca em seu jardim recém criado e diz que eles, tanto o homem quanto a mulher, deveriam cuidar daquele jardim. Os convoca para administrar a sua obra criada.

Em outras palavras pode-se dizer que Deus convida os seres humanos para continuar a sua obra agora dando nomes, cuidando, zelando, ou seja, aquela era a casa deles, que deveria ser cuidada com muito amor e carinho.

Deus foi mais além e disse que os seres humanos deveriam se multiplicar e encher a terra. Que sonho espetacular!

O ser humano foi criado para viver junto com outros seres humanos, e não separados. Deus sonhou seus filhos e filhas, vivendo em harmonia num lindo lugar e juntos, em FAMÍLIA.

Mas, como sempre, em toda história tem um mas... O ser humano, criado a semelhança de Deus, permitiu que o pecado entrasse neste belo mundo criado e transformou tudo o que era belo e arrumado em caos.

Deus, no seu infinito amor e misericórdia, também planejou salvar este mundo, salvar sua criação, salvar a família. Enviou seu Filho Amado para nos mostrar novamente o que é amar nossos semelhantes.

Família é viver em amor, em harmonia, só que esse amor tem que ser igual ao de Jesus para a humanidade. Verdadeiro, incondicional, que une as pessoas, por mais diferenças que tenham o amor une e não separa.

No texto citado acima, o salmista diz que o Senhor tem que edificar a família, tem que ser o construtor deste agrupamento de pessoas que vivem juntas. Não importando, muitas vezes, com os laços que as unem, se sanguíneos, amizade, circunstâncias das mais diversas. Quando Deus sonhou a família, sonhou com seus filhos e filhas, homens e mulheres, juntos vivenciando o amor que só Ele pode dar.

Não permita que as comemorações exploradas pelo comércio, distancie do verdadeiro sentido destas comemorações. Lembrar das mães, pais, filhos, família é lembrar-se do amor de Deus para com o ser humano e o seu desejo de resgatá-los, todos e todas, para comporem o seu Jardim novamente.

Venha fazer parte deste sonho de Deus e viva com muita alegria junto com sua família todos os dias.

“O propósito de Deus não mudou! Ao contrário, a família continua no coração de Deus. O que você pode fazer? Investir na sua família.

Se precisar dizer eu te amo! Diga agora!

Se precisar pedir perdão faça agora!

Se precisar perdoar libere perdão! (...)

“Necessário é ser criativo, vencer as barreiras do tempo e dos compromissos familiares e viver um tempo de comunhão espiritual no sentido de fazer a vontade de Deus em nossa família.”

Sonhe junto com Deus uma família cheia de amor e das bênçãos de Deus.

GIOVANNI DIODATO NETO

Ver todos os textos e reflexões.