Home / Acontece / Textos e Reflexões

Shakespeare dizia: “Nós somos feitos do mesmo material dos sonhos!”

Diante de tantos fatos das pessoas buscando a glória do mundo o apóstolo Paulo nos ensina que: A GLÓRIA DO MUNDO É TRANSITÓRIA e, mesmo sabendo disso, o homem sempre parte em busca do reconhecimento pelo seu trabalho.

Por quê? O que existe nessa estrada? Que força é essa que nos empurra para longe do conforto daquilo que é familiar, e nos faz enfrentar desafios, mesmo sabendo que a glória do mundo é transitória?

Creio que esse impulso se chama: a busca do sentido da vida. Novamente o apóstolo nos dá uma referência: “combater o bom combate e manter a fé”.

O bom combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem dentro de nós com todo o seu vigor - na juventude - temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito esforço, terminamos aprendendo, e então já não temos a mesma coragem. Por isso, nos voltamos contra nós, e nos transformamos em nosso pior inimigo.

Dizemos que nossos sonhos eram infantis, difíceis de realizar, ou frutos de nosso desconhecimento das realidades da vida. Matamos nossos sonhos porque temos medo de combater o bom combate.

O sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas dizem que não têm tempo. As que nada fazem estão sempre cansadas, não dão conta do pouco trabalho que precisam realizar, e se queixam constantemente que o dia é curto demais.

Outro sintoma da morte de nossos sonhos são nossas certezas. Porque não queremos aceitar a vida como uma grande aventura a ser vivida, passamos a nos julgar sábios, justos e corretos.

A escolha que fazemos, de seguir nossa jornada pessoal, acreditar e lutar por nossos sonhos. Somos todos protagonistas de nossas vidas.

Assim, nas atribulações e adversidades do nosso cotidiano sob os olhares dos pessimistas de plantão, sussurros das excelências do imobilismo e censuras dos comodistas por natureza, ouso exclamar:

Há um lugar
Pra chegar
Há uma ponte
Que te levará
Pro outro lado
Há um sonho, uma voz
Dizendo: “os teus sonhos também são meus”
Vou te levar, te conduzir
E quando você alcançar
Saberás que em todo tempo
Eu estive ao teu lado
Os teus sonhos são meus
Teus problemas são meus
Tua vida também é minha vida
Eu de ti cuidarei
Nunca te deixarei
Os teus sonhos eu realizarei
Vou te levar, te conduzir
E quando você alcançar
Saberás que em todo tempo
Eu estive ao teu lado.

NUNCA DEIXE DE SONHAR, MAS SONHE OS SONHOS DE DEUS

Só pensando...

GIOVANNI DIODATO NETO

Ver todos os textos e reflexões.