Home / Acontece / Textos e Reflexões

SALMO 23- O Senhor é o Meu Pastor, Nada Me Faltará.

"O Senhor é o meu Pastor", lindas e sábias palavras, cuja beleza ímpar, parece nos arrebatar juntamente com o autor, a viajar pelos campos verdes e os ribeiros cristalinos do antigo Israel.

O Salmo 23, escrito em uma linguagem poética, traz em seus versos, significados profundos sobre o zelo do Senhor, para com seus servos.

Este texto foi escrito pelo rei Davi, que foi pastor em sua juventude. Davi estava cuidando de suas ovelhas quando o profeta Samuel foi à casa de seu pai Jessé, para ungir um novo rei.

Vamos ver neste estudo os pontos mais importantes do Salmo 23, onde a cada versículo, procuramos comentar a principal mensagem que o salmista nos deixou como ensinamentos de verdades espirituais valiosíssimas para os nossos dias.

 

"O Senhor é o meu pastor," Salmos 23:1

 

Davi revela aqui "o segredo" do sucesso do seu reinado. Ele foi o chefe do maior reino que Israel já teve. O próprio messias seria conhecido como "o filho de Davi". Estes versos falam da felicidade daqueles que aceitam a liderança divina em suas vidas.

 

O salmista era rei, porém se coloca como apenas uma ovelha do rebanho do supremo pastor. É um exemplo de humildade e de submissão à vontade de Deus.

 

É também uma referência profética futurística que viria a se cumprir centenas de anos depois, em Jesus, que aludindo a este Salmo, o Mestre se declara como o Bom Pastor.

 

"nada me faltará." Salmos 23:1

 

Jesus certa vez ilustrou o carinho e o cuidado do Pai em prover e atender todas as necessidades materiais dos seus discípulos. Ele tem cuidado de nós, e reforça que devemos estar constantemente na sua dependência, confiando na sua providência.

 

"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" Mateus 6:26 Salmo 23: Ele Me Faz Repousar em Pastos Verdejantes. "Deitar-me faz em verdes pastos" Salmos 23:2

 

A Palestina é uma região tropical, onde praticamente predominam duas estações, o inverno, a estação das chuvas que vai de novembro a abril, e o verão, período da seca, que vai de maio a outubro. Nos primeiros dias de abril, a vegetação recente, oferece um espetáculo maravilhoso, um explendor verde, um tipo de mosaico multicolorido, excelente para a pastagem dos rebanhos.

 

Porém, a medida que o verão e o calor do sol se tornam mais intensos, o verdor e as flores secam, tornando muito mais difícil de se encontrar um local com alimento suficiente para as ovelhas. Isto obriga os pastores seguirem em uma cansativa peregrinação em busca de pastos verdes. Mas Davi afirma que o Senhor o convida a descansar em pastos verdejantes. Jesus nos ensina que Ele possui em abundância o alimento que suas ovelhas necessitam. Aquele que for a Jesus, achará pastagens durante todo o ano.

 

Mesmo que o mundo esteja no período de seca espiritual, nós entraremos no repouso de Jesus. O Mestre tem o alimento espiritual que sacia a nossa fome. As suas palavras são espírito e vida, o verdadeiro pão que desceu do céu.

GIOVANNI DIODATO NETO

Ver todos os textos e reflexões.