Home / Acontece / Textos e Reflexões

GRATIDÃO

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Ts 5.18).

Hoje contemplei um belo dia ao acordar. A manhã estava esplendorosa, com o céu limpo e o sol brilhando. No mesmo instante meu coração encheu-se de alegria e não tive como deixar de elevar meus pensamentos a Deus, dando-lhe graças por mais um dia de vida, por ter permitido uma vez mais o meu levantar. Agradeci-lhe por constatar que a sua misericórdia se renova a cada manhã (Lm 3.22-23) sobre minha vida. Pensei nas pessoas que dormiram na noite anterior e não viram o novo dia chegar. Além disso, quantas estão em um leito de hospital e os dias sucedem um ao outro sem que elas notem? Outras, prisioneiras, veem todos os dias da mesma maneira: cinzentos.

Enquanto isso, tenho saúde, liberdade e alegria, e posso desfrutar de mais um presente do Senhor - um novo dia! Reconheci que se eu estava viva era porque Deus havia me guardado em todo o dia anterior e, ao perceber essa verdade, meu coração explodiu em louvor e gratidão a Deus!

Precisamos admitir nossa total dependência do Senhor e sermos gratos por tudo quanto ele nos tem feito. Afinal, é Deus quem nos permite acordar, levantar, trabalhar para que possamos adquirir o pão de cada dia, retornar para casa e repousar.

Devemos agradecer a ele pelo sol que brilha no céu, aquecendo a Terra e nos fornecendo calor, mas também pela chuva que cai, regando o solo e fazendo germinar as sementes que se transformarão em frutos que nos alimentarão. Principalmente, devemos louvar a Deus por seu amor incondicional e por sua fidelidade, benignidade e misericórdia, que se estendem dia após dia sobre nós. Temos infinitos motivos para expressar nossa gratidão a Deus. Então, sejamos gratos ao Senhor, porque dele depende tudo que somos e temos!

“A gratidão ao Senhor expressa nossa dependência dele.”

(Extraído do livro Presente Diário)

GIOVANNI DIODATO NETO

Ver todos os textos e reflexões.