Home / Acontece / Textos e Reflexões

Espera (Leitura Bíblica: Romanos 5.1-5)

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações (tg.1.2).

Reparei que em algumas cidades pelo Brasil estão fazendo um teste interessante com semáforos: em vez de ter simplesmente as 3 luzes (verde, amarela e vermelha) há uma série de luzes - verdes ou vermelhas, dependendo de qual seja o momento - que vão-se apagando conforme o tempo passa. Isso é feito para que os motoristas tenham uma noção do tempo que falta para o sinal abrir ou fechar. Achei a iniciativa muito interessante, porque, a meu ver, ela diminui muito a angústia da espera. O motorista não precisa ficar aguardando apreensivo quando é que o sinal vai abrir. Ele está ali, acompanhando a situação, e pode ficar mais calmo, sabendo que daí a algumas luzes poderá avançar. Mas esta medida foi tomada por uma simples razão: os motoristas não sabem ou não querem esperar, porque esse é um exercício difícil em qualquer área da nossa vida.

Normalmente a impaciência pela espera se dá em momentos ruins. Queremos logo ser curados de alguma doença ou receber aquele dinheirinho que quitaria algumas contas.

Queremos antecipar o futuro. Contudo, a Bíblia nos ensina que a espera é parte de um processo fundamental na nossa vida.

Não é por má vontade ou capricho que Deus nos faz esperar, mas para que exercitemos nossa paciência, pois ela dá frutos muito proveitosos: perseverança e um caráter aprovado.

Se Deus não nos fizesse esperar vez ou outra, acharíamos tudo muito fácil e não aprenderíamos o valor de lutar por algo. E se perdêssemos estes valores, não construiríamos nosso caráter. Nunca avançaríamos para o alvo de termos um caráter igual ao de Cristo se Deus não nos fizesse esperar.

Mas assim como na espera do semáforo, chegará o momento da luz verde acender. E quando Deus fizer isso, não fique parado. Avance! E enquanto o sinal estiver vermelho, espere com paciência, pois avançá-lo poderia causar um tremendo acidente.

Espere com paciência. Sua hora de avançar logo chegará.

GIOVANNI DIODATO NETO

Ver todos os textos e reflexões.