Home / Acontece / Textos e Reflexões

Ser Mãe

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” Êxodo 20:12

Nenhuma homenagem ao dia das mães poderia ser maior do que essa mensagem vinda do coração de Deus.

Honrar aquela que nos gerou e que nos deu a vida. Deus não faz distinção moral entre homem e mulher, e manda que os filhos honrem igualmente a seu pai e a sua mãe.

O amor de uma Mãe é tão sincero e tão profundo que o próprio Deus usa este amor em comparação do seu amor por nós.

 

“Porventura pode uma mãe esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.” Isaias 49:15

Toda a dificuldade e as transformações no corpo durante a gestação e o risco com a própria saúde, não se comparam com a alegria de dar à luz e ser chamada de mamãe.

A mãe é uma guerreira incansável. A rainha do nosso lar passa noites em claro pacientemente, amamentando, consolando e cuidando de seu filho querido. Tudo com muito amor, com muita alegria!

 

“O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” Prov. 10:1

Este texto do livro de Provérbios demonstra a real dimensão da responsabilidade de uma mãe na formação do caráter dos antigos Israelitas.

Desde os tempos bíblicos as mães tinham uma grande participação na educação dos filhos. A criança era deixada aos cuidados de sua mãe durante os seus primeiros anos (2 Sm4:4). O ensino era sobretudo dado oralmente. A mãe era responsável pela transmissão dos primeiros elementos morais e educacionais.

Os ensinamentos maternos se estendiam também aos adolescentes, porém os moços, depois de saírem da infância eram confiados aos seus pais, principalmente. A mulher é assim, mãe, companheira e professora.

O desempenho de uma mãe é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma família. Por isso, devemos honrar e homenagear as nossas mães com todo carinho, empenho e cuidado com que ela nos criou.

Se chegamos até aqui, foi graças a Deus que nos presenteou com nossas mães. Ser Mãe representa o cuidado e a benção de Deus na vida dos filhos.

Parabéns a todas as mamães!

GIOVANNI DIODATO NETO

Ver todos os textos e reflexões.